Com o regresso à escola, coloca-se a questão se as crianças devem ou não usar máscara.
Neste momento em Portugal, a utilização de máscara em crianças, é apenas obrigatória, em crianças com idade igual ou superior a dez anos, nas escolas (2º ciclo) e nos transportes colectivos de passageiros. A orientação mais recente da OMS aconselha o uso de máscaras nas escolas em crianças entre os 6 e os 11 anos.
Nos últimos tempos uma grande percentagem das pessoas com Covid-19 positivo são assintomáticas e por isso o uso de máscara é tão recomendado.
As máscaras reduzem a projecção de gotículas respiratórias que são produzidas quando uma pessoa fala, espirra ou tosse, ajudando a reduzir a transmissão do vírus. Asseguram também protecção perante pessoas que não respeitam a distância de segurança.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, as crianças com mais de dois anos podem usar máscara, sempre que necessário, o menos tempo possível. Reforçando a recomendação de que permanência das crianças em espaços de maior risco sejam evitados.
Não se recomenda o uso de máscara em crianças com menos de dois anos, pelo risco de asfixia. Ou se a criança, independentemente da sua idade, não compreende as regras de utilização da máscara, não tolera a sua colocação ou toca frequentemente na máscara, pois a manipulação da máscara aumenta o risco de exposição ao vírus.
O tamanho certo é fundamental! O tamanho deve ser adequado à face da criança, cobrindo o nariz e a boca (até ao queixo). Não devem ser usadas máscaras de adulto em crianças pequenas.
Deve “treinar” com a criança o uso correcto da máscara. Use um peluche ou um boneco e brinque com a criança às máscaras:
- Lave ou desinfecte as mãos, antes de colocar a máscara (aproveite para cantar os parabéns – tempo necessário para uma lavagem ou desinfecção eficaz)
- Segure a máscara pelos elásticos, adapte nas orelhas e na face. A máscara deve tapar o nariz e a boca (até ao queixo).
- Após a colocação reforce a ideia que não se deve tocar na máscara nem na cara, mas se isso acontecer, devem proceder à higiene correta das mãos, novamente.
- O ursinho de peluche chegou a casa, está na hora de tirar a máscara, agarrar pelos elásticos e deitar no lixo se for máscara cirúrgica, ou colocar para lavar se for máscara social, num local próprio.
As crianças conseguem adaptar-se mais facilmente do que imagina. Não se esqueça de dar o exemplo, use máscara e tente não verbalizar que não gosta de o fazer.
O uso de máscaras na comunidade constitui uma medida adicional de protecção. Além de ser fundamental a sua utilização adequada, não se esqueça que o distanciamento social, as regras de etiqueta respiratória, e a lavagem das mãos com frequência, devem ser mantidos.
Crianças que se encontrem doentes, com sintomas como febre, tosse, congestionamento, corrimento nasal, diarreia ou vómitos, não devem sair de casa.