Sindrome mão-pé-boca

Nestas últimas semanas, muitos bebés da tia Célia, ficaram doentes com esta infecção! Anda por aí um surto e por isso vou falar-vos sobre esta doença! A síndrome mão-pé-boca (SMPB), também chamada de doença mão-pé-boca, é uma infecção viral contagiosa muito comum em crianças, em que surgem pequenas lesões na boca, nas mãos e nos pés (podendo surgir também nas pernas, braços e região da fralda). É provocada pelos vírus Coxsackie, e ocorre geralmente em crianças com menos de 5 anos, mas também pode dar sintomas, noutras idades e raramente nos adultos. O período de incubação é de habitualmente 3 a 5 dias e a doença resolve-se entre uma a duas semanas.

Os sintomas mais comuns são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de Garganta com lesões vesiculares e papulares da boca;
  • Erupção de manchas vermelhas planas que podem empolar nas palmas das mãos, solas dos pés e, às vezes, nos joelhos, cotovelos, nádegas e / ou área genital (região da fralda), na maioria das vezes dolorosas e podem ou não dar comichão.

Os sintomas podem aparecer gradualmente e nem todas as crianças tem os sintomas todos.

O maior problema costuma ser o risco de desidratação, pois a dor de garganta pode fazer com que a criança pare de aceitar alimentos e líquidos. Pode também dar dores, o que faz com que andem mais chorosas e a babar-se mais (como dói a engolir, o bebé evita engolir a saliva).

O tratamento é dirigido aos sintomas.
Deve reforçar-se a hidratação oral e da pele; administrar analgésicos e /ou antipiréticos prescritos pelo seu médico (paracetamol, ibuprofeno) se a criança tiver dores ou febre; oferecer alimentos moles e mornos/frios (por exemplo iogurtes, puré de fruta), evitando alimentos quentes e ácidos, na presença de lesões da cavidade oral.
Se tiver prurido intenso, a criança poderá ser medicada com um anti-histamínico.
Nunca se deve rebentar as vesículas, que acabam por desaparecer sozinhas em 7-10 dias. Caso isso não aconteça e as vesículas apresentem um aspecto infectado (muito vermelhas, inchadas e libertarem pus), é importante que contacte o pediatra.
Deve vigiar os Xixis, se a criança estiver a urinar menos que o habitual, deve reforçar a hidratação e caso não o consiga, deve falar com o pediatra, pois poderá ser necessário instituir fluidoterapia endovenosa.
Nota: Não administrar Aspirina; nas crianças a Aspirina pode causar um problema grave denominado síndrome de reye.

É importante ter alguns cuidados durante o tratamento da síndrome mão-pé-boca, pois esta pode ser transmitida através da tosse, espirros ou saliva, do contacto direto com bolhas que tenham rebentado e fezes infectadas. Prevenir a infecção é essencial e começa pelas regras básicas do controlo de infecção – Lavagem das mãos. Quer de quem cuida da criança, quer da própria criança. É igualmente importante manter limpo e desinfectar os tampos de mesas, brinquedos e outros objetos com que a criança contacte.

Manter a criança em repouso em casa, sem ir à escola ou para a creche, para não contaminar outras crianças é importante. A criança só deve regressar quando todos os sintomas desaparecerem!

Para terminar esclareço uma dúvida frequente: As crianças podem voltar a ter este vírus novamente? A resposta é sim… mas a intensidade pode ser diferente… ou igual!

 

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

análgesicos, antipiréticos, boca, coxsackie, Crianças, desidratação, erupção, febre, HFMD, lavagem das mãos, lesões da boca, manchas vermelhas, mãos, osbebesdatiacelia, Pediatra, pele, pés, síndrome mão-pé-boca, sintomas, SMPB, virus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *