Inseminação Artifical

Inseminação Artificial consiste na colocação de uma amostra de sémen (conjugal – do parceiro; ou dador – de dador de esperma), no interior do útero da mulher, preparada previamente em laboratório. Pretende-se concentrar o número de espermatozoides, diminuir a distancia entre estes e o óvulo e barreiras anatómicas (colo do útero muito fechado) ou fisiológicas (muco vaginal não favorável).

É uma técnica menos invasiva, onde se pode usar ou não medicação. Neste processo é usado o ciclo menstrual da mulher, e caso seja necessário usar medicação, inicia-se por volta do 5º dia, a estimulação dos ovários, com recurso a medicação injectável, durante um período médio de 8 a 10 dias. Neste período realiza-se monitorização ecográfica que determinará o dia ideal para a inseminação.

Não é necessário realizar anestesia, pois o único desconforto é a posição ginecológica e a introdução de um espéculo ginecológico. A seguir é introduzido um cateter e com o apoio de uma seringa que se adapta ao cateter é introduzido a amostra de esperma.

A taxa de sucesso não é tão elevada, como na Fertilização in Vitro, ronda os 15-20% e tem indicações específicas que devem ser avaliadas em consulta com um médico especialista.

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

Esperma, espermatozoides, Fertilidade, Fertilização in vitro, IAC, IAD, infertilidade, inseminação artificial, Óvulos, Procriação medicamente assistida, reprodução humana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *