Hoje celebra-se o dia Mundial da Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da diabetes. Sendo assim, vamos lá falar sobre diabetes. Embora já tenha colocado aqui no blog informação sobre a Diabetes Gestacional, existem outros tipos de Diabetes:
- Tipo I
- Tipo II
- Outros tipos menos comuns.
A diabetes é uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue (glicose) são anormalmente elevados, porque o organismo não produz insulina (hormona que permite a passagem da glicose para o interior das células) suficiente para atender às suas necessidades. Quando a insulina não actua, o organismo entra em hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue) deteriorando progressivamente os vasos sanguíneos.
A Diabetes Tipo I também conhecida como diabetes Insulino-dependente é mais rara e atinge na maioria das vezes crianças ou jovens, podendo também aparecer em adultos e até em idosos. Na Diabetes do Tipo 1, as células ß do pâncreas deixam de produzir insulina pois existe uma destruição maciça destas células produtoras de insulina. As causas da diabetes tipo 1 não são, ainda, plenamente conhecidas.
Contudo, sabe-se que é o próprio sistema de defesa do organismo (sistema imunitário) da pessoa com Diabetes, que ataca e destrói as suas células b.
As pessoas com Diabetes tipo I necessitam de terapêutica com insulina durante a vida toda, porque o pâncreas deixa de a produzir. A causa deste tipo de Diabetes é a falta de insulina e não está directamente relacionada com hábitos de vida ou de alimentação errados, ao contrário do que acontece na diabetes Tipo 2. Os sintomas nas crianças estão associados a uma sede excessiva, vontade de urinar com muita frequência e em grandes quantidades, nalguns casos perda de peso e cansaço extremo.
A Diabetes Tipo II é sem dúvida, o tipo mais comum de Diabetes. É causada por um desequilíbrio no metabolismo da insulina. Tem como principais fatores de risco a obesidade, o sedentarismo e a predisposição genética.
Hoje queria falar-vos sobre a Rita, uma personagem que tem Diabetes e que pode ser uma inspiração para as crianças que descobrem a doença nesta fase das suas vidas. A Rita é a personagem principal do livro “O Doce Mundo da Rita”, e é atlética, forte e ágil. Tudo muda na altura em que após desmaiar nas aulas é levada para o hospital, e descobre que tem diabetes. Em plena adolescência, Rita fica muito confusa com a nova realidade que inclui controlar a glicemia, contar os hidratos consumidos e administrar insulina. Ao longo da história, os autores levam-nos a trilhar o caminho da personagem para ver como esta ultrapassa os desafios que a diabetes lhe coloca no dia a dia. E a sua relação com as outras pessoas, até com uma Enfermeira muito simpática, pelo que sei!
Paula e Tiago Klose são os autores do livro, são casados e curiosamente ambos foram diagnosticados com diabetes tipo 1, aos 13 anos. Decidiram lançar este livro com o objectivo de:
“mostrar que a aceitação da doença é o caminho para uma vida saudável e que podemos fazer tudo igual aos outros (sendo que a única diferença são alguns cuidados adicionais)”