Nem sempre é fácil explicar às crianças que estamos doentes. Mas mentir não é a solução!
Não conheço pessoalmente a Susana, mas conheço o seu trabalho e quero partilha-lo convosco. A Susana sofre de Endometriose e teve necessidade de apoiar a nível nacional todas as mulheres que sofrem desta doença (1 em cada 10 em idade fértil). A endometriose é uma doença crónica e benigna que é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do seu local habitual, que é a cavidade uterina.
Susana Fonseca nasceu em Leiria, no ano de 1984. Concluiu a sua licenciatura em Ensino Básico e o Mestrado em Psicologia Clínica, mas foi no dia em que recebeu o seu diagnóstico de Endometriose, em fevereiro de 2010, que descobriu a sua missão de vida.
Em 2013 fundou a MulherEndo – Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, da qual é ainda hoje Presidente.
E em 2020 lança o primeiro livro infantil do mundo sobre a Endometriose, com o “intuito de sensibilizar não só as crianças como os seus cuidadores” para esta condição que considera ser “pouco falada e conhecida” e cujo “diagnóstico é demasiado tardio”.
Recentemente lançou o livro “A barriga estragada da mamã”. O primeiro livro infantil do mundo sobre a Endometriose, com o “intuito de sensibilizar não só as crianças como os seus cuidadores” para esta condição que considera ser “pouco falada e conhecida” e cujo “diagnóstico é demasiado tardio”. É uma história fantástica pela simplicidade com que é contada. A ambivalência de um percurso de vida marcado pela dor e pelo sofrimento provocado pela doença e a felicidade de ter conseguido ser mãe é contada com ajuda das perguntas inocentes de Bi, dando a conhecer a doença, que continua a ser desconhecida para muitos.
Este livro vai ser de certeza uma ferramenta para muitas mães explicarem aos filhos, o que se passa com elas.