A barriga estragada da mamã

Nem sempre é fácil explicar às crianças que estamos doentes. Mas mentir não é a solução!

Não conheço pessoalmente a Susana, mas conheço o seu trabalho e quero partilha-lo convosco. A Susana sofre de Endometriose e teve necessidade de apoiar a nível nacional todas as mulheres que sofrem desta doença (1 em cada 10 em idade fértil). A endometriose é uma doença crónica e benigna que é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do seu local habitual, que é a cavidade uterina.

Susana Fonseca nasceu em Leiria, no ano de 1984. Concluiu a sua licenciatura em Ensino Básico e o Mestrado em Psicologia Clínica, mas foi no dia em que recebeu o seu diagnóstico de Endometriose, em fevereiro de 2010, que descobriu a sua missão de vida.
Em 2013 fundou a MulherEndo – Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, da qual é ainda hoje Presidente.

E em 2020 lança o primeiro livro infantil do mundo sobre a Endometriose, com o “intuito de sensibilizar não só as crianças como os seus cuidadores” para esta condição que considera ser “pouco falada e conhecida” e cujo “diagnóstico é demasiado tardio”.

Recentemente lançou o livro “A barriga estragada da mamã”. O primeiro livro infantil do mundo sobre a Endometriose, com o “intuito de sensibilizar não só as crianças como os seus cuidadores” para esta condição que considera ser “pouco falada e conhecida” e cujo “diagnóstico é demasiado tardio”. É uma história fantástica pela simplicidade com que é contada. A ambivalência de um percurso de vida marcado pela dor e pelo sofrimento provocado pela doença e a felicidade de ter conseguido ser mãe é contada com ajuda das perguntas inocentes de Bi, dando a conhecer a doença, que continua a ser desconhecida para muitos.

Este livro vai ser de certeza uma ferramenta para muitas mães explicarem aos filhos, o que se passa com elas.

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

doenças da mulher, Endometriose, Fertilidade, Livros, livros infantis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *