W-SIT

É a posição em que a criança se senta com apoio da parte interna dos joelhos no chão, as ancas encontram-se no limite da rotação interna e os tornozelos ficam em rotação externa. O que faz  com que as pernas “desenhem” um W.

Embora o desaconselhamento não seja consensual, a maioria dos profissionais aconselham que esta posição seja corrigida e evitada. Esta posição pode ser confortável para a criança, pois cria uma base ampla de apoio e um maior equilíbrio. Mas ter consequências na criança como:

  • Enfraquecer os músculos abdutores, rotadores externos e extensores das ancas, por isso a aquisição desta postura pode levar a que a criança ande com os pés para dentro.
  • Aumentar o risco de luxação da anca.
  • Rotação excessiva dos joelhos e tornozelos, o que poderá causar contraturas nos músculos destas articulações.
  • Problemas a caminhar ou a correr porque os joelhos chocam e ficam para dentro.
  • Causar problemas de equilíbrio.
  • Maior predisposição para pés planos.

Tendo em conta estas informações, é importante que aconselha e ensine a criança a sentar-se com as pernas cruzadas (o que se chama habitualmente pernas à chinês). Se possível, pratique algumas posturas de yoga.

Se a criança persistir em usar esta posição aconselho uma avaliação com um Osteopata, que poderá ajudar a avaliar e corrigir alterações.

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

articulações, Crianças, má postura, Musculos, osteopatia, postura correcta, w-sit

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *