Tumefação mamária ou mastite fisiológica no bebé

Nos primeiros dias de vida, o bebé, quer meninas, quer meninos, podem apresentar maminhas inchadas, o mamilo encaroçado e até pode sair leite do mamilo. O mais comum é desaparecer naturalmente e por isso não deve fazer nada, apenas vigiar!

Atenção com as tradições, e ignore “mezinhas” antigas, pois o resultado final pode ser idêntico ao da fotografia, levando o bebé a um internamento ou até mesmo, a uma cirurgia.

  • Não se deve NUNCA espremer, a mama do bebé para sair o leite, pois pode inflamar e causar um abcesso que só passa com antibióticos ou em casos graves, cirurgia;
  • Nao use compressas com álcool com a finalidade de secar o leite. Pode causar queimadura da pele. Casa saia leite do mamilo, deve apenas limpar-se o mamilo do bebé com água;
  • Não se colocam moedas aquecidas, pois o risco de infecção é muito grande;
  • Levar o bebé ao pediatra caso a mama se apresente com sinais inflamatórios ;

Geralmente, em duas a quatro semanas, a mama volta à normalidade, deixa de estar dura e o leite desaparece do mamilo.

Esta alteração chama-se tumefação mamária ou mastite fisiológica, não acontece a todos os bebés, e deve-se as hormonas femininas da mãe que ainda estão em circulação no bebé, que o bebé vai eliminar nos Xi-Xis e cocos.

Quando consultar o pediatra?

Deve levar o bebé ao pediatra ou ao hospital quando a mama se apresenta vermelha, quente e começa a drenar pus. Ou quando o bebé tem febre (temperatura superior a 38ºC).

Nestes casos, a mama pode ter infectado e o pediatra irá orientar o tratamento adequado à situação, geralmente pode passar pelo uso de antibióticos e, nos casos mais graves pela cirurgia!

Não se esqueça, no bebé grande parte dos sinais e sintomas nas primeira semanas de vida são fisiológicos, e a atitude certa é deixar a natureza seguir o seu curso!

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

bebé, febre, hospital, mama, mamilo, mastite, mastite fisiológica, mezinhas, Pediatra, sinais inflamatórios, tumefação mamária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *