Nos primeiros dias de vida, o bebé, quer meninas, quer meninos, podem apresentar maminhas inchadas, o mamilo encaroçado e até pode sair leite do mamilo. O mais comum é desaparecer naturalmente e por isso não deve fazer nada, apenas vigiar!
Atenção com as tradições, e ignore “mezinhas” antigas, pois o resultado final pode ser idêntico ao da fotografia, levando o bebé a um internamento ou até mesmo, a uma cirurgia.
- Não se deve NUNCA espremer, a mama do bebé para sair o leite, pois pode inflamar e causar um abcesso que só passa com antibióticos ou em casos graves, cirurgia;
- Nao use compressas com álcool com a finalidade de secar o leite. Pode causar queimadura da pele. Casa saia leite do mamilo, deve apenas limpar-se o mamilo do bebé com água;
- Não se colocam moedas aquecidas, pois o risco de infecção é muito grande;
- Levar o bebé ao pediatra caso a mama se apresente com sinais inflamatórios ;
Geralmente, em duas a quatro semanas, a mama volta à normalidade, deixa de estar dura e o leite desaparece do mamilo.
Esta alteração chama-se tumefação mamária ou mastite fisiológica, não acontece a todos os bebés, e deve-se as hormonas femininas da mãe que ainda estão em circulação no bebé, que o bebé vai eliminar nos Xi-Xis e cocos.
Quando consultar o pediatra?
Deve levar o bebé ao pediatra ou ao hospital quando a mama se apresenta vermelha, quente e começa a drenar pus. Ou quando o bebé tem febre (temperatura superior a 38ºC).
Nestes casos, a mama pode ter infectado e o pediatra irá orientar o tratamento adequado à situação, geralmente pode passar pelo uso de antibióticos e, nos casos mais graves pela cirurgia!
Não se esqueça, no bebé grande parte dos sinais e sintomas nas primeira semanas de vida são fisiológicos, e a atitude certa é deixar a natureza seguir o seu curso!