Teste do pézinho

O Diagnóstico precoce é um programa de saúde pública criado em 1979 e é conhecido como o teste do pézinho.

Realiza-se entre o 3º e 6º dia de vida na maternidade se o bebé ainda não tiver tido alta, ou no centro de saúde.

Embora não seja obrigatório este rastreio é muito importante, pois permite identificar cerca de 25 doenças genéticas metabólicas graves, como o hipotiroidismo, o nível da Fenilcetonúria e recentemente a Fibrose Quística.
Estas doenças quando identificadas de forma precoce, podem ter um impacto menor na vida destas crianças. Quando não detectadas podem causar atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas, ou até situações de coma.

Com uma picada no calcanhar do bebé colhe-se sangue para o papel de filtro da ficha de colheita (impresso próprio) que depois de seco, é enviado pelo correio, para a Unidade de Rastreio Neonatal. A análise é suportada pelo SNS, sendo gratuita para os pais.

O impresso tem um código de barras com um número, e o resultado pode ser consultado aqui.

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

Diagnóstico precoce, doenças genéticas, Fenilcetonúria, Fibrose Quística, Hipotiroidismo, Rastreio neonatal, saúde publica, SNS, teste pézinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *