teste de gravidez

Desconfia que está grávida?

Nada como realizar um teste de gravidez e tirar as dúvidas!

Lembre-se, porém, de que se estiver a fazer o teste demasiado cedo o resultado pode ser incorreto. Isso porque os níveis hormonais de cada mulher são diferentes, e é possível que ainda não esteja a produzir o suficiente para se detetar num teste. Por norma, na maioria dos testes de gravidez, pode realizar no primeiro dia de falta da menstruação.

Após a fecundação, o ovulo implanta-se no útero, fixando-se na parede uterina. Nesta altura começa a liberação de HCG (gonadotrofina coriónica humana), hormona da gravidez que começa a  aparecer na urina e no sangue da mulher.

Se optar pelo teste de urina, pode comprar em farmácias, parafarmácias ou supermecados. A maioria só implica urinar sobre um dispositivo que depois de alguns instantes apresenta o resultado. Existem várias marcas e por isso deve ler bem as instruções da embalagem. As instruções na caixa dirão se o seu resultado é positivo ou negativo.

É altamente provável que um resultado positivo esteja correto, independentemente da cor da linha ou de quão fraca ela possa ser. Já os resultados negativos são menos conclusivos. Pois dependem da concentração de HCG na urina.

Isso ocorre porque há vários fatores que podem afetar o resultado: incluindo o prazo de validade do teste, a ingestão de muitos líquidos antes de fazer o teste ou a sua execução de forma incorreta. Por isso recomenda-se fazer com a primeira urina da manhã, pois a concentração é sempre mais elevada, verifique a validade e siga as instruções do teste.

Se obtiver um resultado negativo, mas ainda assim acreditar que está grávida, espere alguns dias e faça outro teste, ou consulte o seu médico e realize um exame de sangue.

O exame de sangue é mais rigoroso, pois detecta a HCG diretamente no sangue, em a concentração da hormona é maior do que na urina. Além disso é possível fazer o teste quantitativo, que ajuda a definir se a gravidez está a evoluir, repetindo o exame com 48h de diferença e analisando os números.

Espero que tenha dado uma ajudinha, neste momento de duvidas e de ansiedade! Se for o caso, parabéns pelos dois tracinhos!

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

análises sangue, farmácias, gravidez, HCG, Hormona Gonadotrófica Coriónica, hormonas, Menstruação, parafarmácias, teste de gravidez, teste de urina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *