Rolhão Mucoso

Uns chamam-lhe rolhão mucoso, outros tampão mucoso, mas o nome correcto é rolha de Schröder. A verdade é que nenhum dos nomes é bonito e o aspecto também não é lá grande coisa. Tem o aspecto gelatinoso, de corrimento esbranquiçado/amarelado, estilo clara de ovo. Não tem cheiro e quando sai todo, pode encher uma mão.

O rolhão mucoso forma-se ao longo da gravidez a partir das secreções das glândulas cervicais do útero, e tem um papel protector do útero, pois cria uma barreira entre o útero e o exterior, sendo fundamental na diminuição do risco de infecções.

A queda pode ocorrer na totalidade, tal como já disse anteriormente, ou pode ir saindo fragmentado. Nem sempre as grávidas identificam a saída do rolhão, pois confundem-no com corrimento vaginal. A queda ocorre quando o colo do útero começa a sofrer alterações, mas não é sinónimo de inicio de trabalho de parto. Sendo assim, não é preciso ir a correr para a Maternidade a não ser que existam outros sintomas associados (bolsa rota, contrações regulares, perdas de sangue).

 

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

gravidez, rolha de Schröder, rolhão mucoso, tampão mucoso, trabalho de parto, útero

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *