Vi esta fotografia e lembrei-me dos telefonemas que realizo no meu dia-a-dia de enfermeira, e tive saudades (estou a recuperar de uma crise da doença que me foi diagnosticada recentemente – Miastenia Gravis)
Ser enfermeira num serviço de Fertilidade, é um desafio diário! É preciso estar preparada, para lidar com uma carga emocional muito grande! É preciso entender, não fazer juízos de valor, e estar preparado para lidar com os insucessos, mas também com as alegrias.
E é tão bom dar boas noticias! Quem não gosta de dar boas noticias?
O Ponto alto do meu dia de trabalho na PMA (Procriação medicamente assistida) é, quando ligo para informar o valor da Beta-hcg
A Beta HCG é a analise que doseia a Hormona Gonadotrófica Coriónica Humana, hormona produzido pelas células do embrião e que nos confirma a gravidez através de análise ao sangue ou à urina. Por norma, em PMA esta análise realiza-se ao sangue, cerca de 15 dias após o tratamento e habitualmente faz-se duas vezes, se o resultado da primeira análise for positivo, deverá repetir-se a análise 48 horas depois.
O resultado da segunda análise, deve ser sensivelmente o dobro ou mais, do que o resultado da primeira análise. Esta duplicação, dá-nos a confirmação que a gravidez está a evoluir. Estes resultados não são matemática pura e por isso se não duplicar, não quer dizer que não esteja a evoluir, cada caso é um caso e também depende do tratamento, e do número de embriões transferidos.
É tão bom ligar a informar que o resultado está positivo, ou que o segundo duplicou.
I Love My Job!
Foto: Instagram @bhorn2009