Queda de cabelo no pós-parto

Ai o meu cabelo!

A história é mais ou menos esta.

Sempre teve queda de cabelo, engravidou e nunca teve um cabelo tão bonito, forte e brilhante! Foram 9 meses de um cabelo farto e luminoso! Entretanto o bebé nasceu e o couro cabeludo começou a espreitar sem nenhuma timidez!

E a culpa, é mais uma vez das hormonas, especialmente do estrogénio. O Estrogénio, mantêm quase todo o cabelo na fase de crescimento, até ao parto. Dois ou três meses após o parto, há uma queda maciça e assustadora de cabelo! É um processo fisiológico normal e natural que se chama eflúvio telógeno, uma queda de cabelo temporária causada pela reação do corpo a grandes alterações hormonais.

Esta queda é praticamente inevitável , mas pode abrandá-la ou disfarçá-la com alguns cuidados:

  • Lave menos vezes a cabeça (o que para algumas pessoas e difícil);
  • Use champôs com Ph neutro (existem fórmulas específicas para dar mais volume);
  • Deixe-o secar naturalmente (esfregue com uma toalha de cabeça para baixo);
  • Use só se necessário secador, ferro de enrolar ou alisar;
  • Dê-lhe um corte;
  • Use suplementos vitamínicos próprios para o efeito;
  • Faça uma dieta equilibrada;
  • Reduza o Stress;

É habitual a queda do cabelo resolver-se espontaneamente uns meses depois. Se persistir deve procurar um especialista.

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

alisador cabelo, cabelo, eflúvio telógeno, Estrogenio, hormonas, perda cabelo, produtos capilares, secador de cabelo, Shampo, Suplementos vitaminicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *