Quando sorriem os bebés pela primeira vez?

Um sorriso …

Antes dos dois meses de idade, o sorriso do bebé é apenas um reflexo, e acontece principalmente quando lhe tocamos no rosto (sinal que o sistema nervoso funciona bem), ou quando está a dormir. Existem estudos que confirmam que os bebés já sorriem antes de nascer, in-útero, curioso não é?

O sorriso social aparece por volta dos 2 meses para mostrar agrado e alegria a pessoas e a situações. Quando este sorriso surgir, os pais facilmente vão perceber a diferença, assim como a duração e o momento que o proporcionou. Na maior parte dos casos, o sorriso reflexo tem tendência a ter menor duração e em momentos aleatórios. Geralmente, estes reflexos acontecem quando o bebé está muito cansado ou a dormir. Já o sorriso social, surge em resposta a um estimulo como o rosto da mãe, ou a voz do irmão. Para além do sorriso, toda a face do bebé expressa emoção.

Como estimular o sorriso social?

  • Falar com o bebé, mantendo o contacto visual e dar-lhe tempo para responder
  • Sorrir para o bebé
  • Fazer cócegas
  • Fazer “palhaçadas”

Pode estimular o bebé, mas com moderação, os bebés nesta fase ainda estão a desenvolver a sua capacidade de regular e controlar as suas emoções.

Tal como digo com frequência, não se comparam bebés, por isso se o seu bebé já completou os dois meses e ainda não sorri socialmente, tenha calma, ele irá sorrir!

Seja um reflexo ou não, qualquer sorriso derrete o nosso coração!

Video: Instagram @baby.pixx

 

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

bebés, dormir, emoções, estimular, in-útero, Mãe, mano, Pai, Pais, reflexo, sistema nervoso, sorriso, sorriso social

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *