Quando bebé tem preferência por uma das maminhas!

Ontem, depois de ter convencido um bebé que as duas mamas da mãe, eram de qualidade, e que valia a pena mamar das duas 😉  Decidi escrever sobre este tema!

É normal que os bebés, especialmente os recém-nascidos, prefiram uma das mamas. E como para tudo há sempre uma boa explicação!

Quando somos jovens e as maminhas começam a crescer percebemos que elas não são exactamente iguais! Uma é sempre ligeiramente maior do que outra, e os mamilos também não são exactamente simétricos. Para nós, enquanto mulheres, isso não nos faz grande diferença, mas para os bebés que as vão usar, pode fazer! Há ainda, quem defenda que esta preferência nos recém-nascidos por uma mama, se deve à ultima posição em que o bebé se encontrava na barriga da mãe. Também é verdade que temos mais “jeito” com um lado do que com o outro, o que facilita ou dificulta pegar no bebé ao colo. Essa dificuldade ou facilidade irá influenciar o conforto do bebé fazendo com que ele, pegue melhor ou pior no mamilo e acabe por preferir um lado ou por outro.

Em bebés mais velhos, a rejeição de uma das mamas pode ser devido à redução na produção de leite, num dos lados, o que torna a outra mais apelativa! Há pediatras que também acreditam que este desinteresse súbito por uma das mamas pode ser por problemas físicos, como nariz entupido, dor de ouvido e torcicolo. Não se esqueça que se o bebé, fez vacinas, também podem provocar desconforto temporário do local onde foi administrada a vacina e causar a preferência também temporária da mama. A Mastite, pode ser outra das causas, porque a a inflamação da mama altera o sabor do leite, fazendo com que o bebé recuse a mama.

Então agora que já sabemos as possíveis causas, o que devemos fazer?

  • Tente descobrir a causa da rejeição (Mastite, dor de ouvido …), principalmente se a rejeição ocorreu quando a amamentação já estava bem estabelecida;
  • Comece sempre pela mama, que ele está a rejeitar, como o bebé está com fome, pode ser que aceite;
  • Experimente outras posições, se dá sentada, tente deitada, ou vice-versa;
  • Usar a posição de râguebi (posição invertida);
Créditos: Medela.pt

 

  • Se é complicado começar pela mama, que o bebé está a rejeitar, experimente coloca-lo quando está sonolento, por vezes resulta.
  • Tirar leite com uma bomba eléctrica, de preferência enquanto o bebé está a mamar da outra. Esta operação pode ser complicada inicialmente, mas assim tiramos proveito do reflexo natural da descida do leite.
  • Pedir ajuda a um profissional (muitas foram as vezes que bastou acompanhar uma ou duas mamadas, para o bebé conseguir voltar a pegar na mama rejeitada 😉 )

Por ultimo quero dizer-vos, que se o bebé estiver a retirar as quantidades necessárias para o seu crescimento, e a mãe só conseguir amamentar de um lado, seja qual for a razão, não há problema nenhum nisso!

 

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

amamentação, amamentar, bebé, bomba electrica, dor de ouvido, Mãe, mamas, mastite, medela, posição de Raguebi, posições de dar de mamar, preferência, recém-nascido, rejeição, torcicolo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *