Pirose ou Azia para os amigos

A pirose ou Azia para os amigos (aliás inimigos)  não é mais do que um sintoma causado pelo refluxo, para o esófago, do conteúdo ácido do estômago. Este sintoma pode aparecer ao longo de toda a gravidez, ou um existir num período de tempo de forma mais intensa, ou simplesmente não aparecer. Não sou de fazer queixinhas, mas a culpa é da progesterona! A progesterona é uma hormona produzida inicialmente pelos ovários e posteriormente pela placenta. A progesterona prepara o endométrio para a gravidez criando um ambiente favorável para a implantação do embrião e desenvolvimento do bebé. A progesterona também inibe as contrações uterinas, mantendo a musculatura relaxada. Mas não é só a musculatura que fica relaxada! A motilidade gastroesofágica, intestinal, da vesícula e a tonicidade dos esfíncteres (incluindo o esfíncter gastroesofágico) que também ficam diminuídos, razão pela qual o ácido gástrico reflui com mais facilidade.

A azia aparece em todos os trimestres embora pareça tornar-se mais comum à medida que a gestação avança. Não só pelos níveis de progesterona que são mais elevados, mas também devido ao volume aumentado do útero que provoca uma maior pressão intra-abdominal.

Agora que já apontei um dedo ao culpado, vou dar-vos alguns conselhos para melhorar este desconforto:

  • Evite deitar-se logo após as refeições;
  • Quando se deita eleve a cabeceira;
  • Evitar usar roupas muito apertadas (para não aumentar a pressão intra-abdominal);
  • Tente identificar os alimentos que lhe provocam o aumento deste sintoma e elimine-os
  • Elimine grandes períodos de Jejum;
  • Existem vários relatos de uma melhoria com o consumo de frutos secos, gengibre, banana e leite frio
  • O Tabaco e a cafeína aumentam a probabilidade de Azia.

Caso o desconforto comece a ser difícil de controlar, deve pedir ajuda médica que poderá ter a necessidade de prescrever antiácidos.

 

 

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

Ácido gástrico, azia, endométrio, esófago, Estomago, gravidez, ovários, pirose, Placenta, progesterona, tabaco, útero

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *