A pirose ou Azia para os amigos (aliás inimigos) não é mais do que um sintoma causado pelo refluxo, para o esófago, do conteúdo ácido do estômago. Este sintoma pode aparecer ao longo de toda a gravidez, ou um existir num período de tempo de forma mais intensa, ou simplesmente não aparecer. Não sou de fazer queixinhas, mas a culpa é da progesterona! A progesterona é uma hormona produzida inicialmente pelos ovários e posteriormente pela placenta. A progesterona prepara o endométrio para a gravidez criando um ambiente favorável para a implantação do embrião e desenvolvimento do bebé. A progesterona também inibe as contrações uterinas, mantendo a musculatura relaxada. Mas não é só a musculatura que fica relaxada! A motilidade gastroesofágica, intestinal, da vesícula e a tonicidade dos esfíncteres (incluindo o esfíncter gastroesofágico) que também ficam diminuídos, razão pela qual o ácido gástrico reflui com mais facilidade.
A azia aparece em todos os trimestres embora pareça tornar-se mais comum à medida que a gestação avança. Não só pelos níveis de progesterona que são mais elevados, mas também devido ao volume aumentado do útero que provoca uma maior pressão intra-abdominal.
Agora que já apontei um dedo ao culpado, vou dar-vos alguns conselhos para melhorar este desconforto:
- Evite deitar-se logo após as refeições;
- Quando se deita eleve a cabeceira;
- Evitar usar roupas muito apertadas (para não aumentar a pressão intra-abdominal);
- Tente identificar os alimentos que lhe provocam o aumento deste sintoma e elimine-os
- Elimine grandes períodos de Jejum;
- Existem vários relatos de uma melhoria com o consumo de frutos secos, gengibre, banana e leite frio
- O Tabaco e a cafeína aumentam a probabilidade de Azia.
Caso o desconforto comece a ser difícil de controlar, deve pedir ajuda médica que poderá ter a necessidade de prescrever antiácidos.