Ouro líquido

As avós chamam-lhe aguadilha, eu chamo-lhe Ouro líquido!

Não apenas por ser amarelo, mas também pelo seu alto valor nutricional. Altamente concentrado o colostro é o primeiro leite produzido pela mulher. O líquido começa a ser produzido antes mesmo do nascimento do bebé, por volta da vigésima semana de gravidez (nem todas as mulheres têm sinais dessa produção). Após o nascimento com a estimulação do bebé a quantidade vai sendo ajustada às suas necessidades. Geralmente, dura cerca de três a cinco dias até que ser substituído por leite maduro.

Por ser rico em anticorpos, o colostro é considerado “a primeira vacina para o recém-nascido”. Até dois terços das células do colostro são glóbulos brancos que o protegem  das infeções, e para além disso tem um papel crucial no desenvolvimento do sistema imunitário do bebé. Comparado ao leite maduro, é mais rico em proteínas e tem menos gordura. Por ser muito concentrado, o bebé só precisa ingerir uma pequena quantidade a cada mamada.

O colostro também atua como um laxante que faz com que o seu recém-nascido faça cocó com frequência. Isto ajuda-o a esvaziar os intestinos de tudo o que ingeriu enquanto estava na sua barriga, sob a forma de mecónio – fezes escuras e pegajosas.

Sendo tão valioso, regularmente vários cientistas dedicam o seu tempo, a estudar a sua composição e confirmam que não podia ser mais completo!

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

amamentação, anticorpos, colostro, leite maduro, leite materno, mecónio, ouro liquido, primeira vacina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *