As avós chamam-lhe aguadilha, eu chamo-lhe Ouro líquido!
Não apenas por ser amarelo, mas também pelo seu alto valor nutricional. Altamente concentrado o colostro é o primeiro leite produzido pela mulher. O líquido começa a ser produzido antes mesmo do nascimento do bebé, por volta da vigésima semana de gravidez (nem todas as mulheres têm sinais dessa produção). Após o nascimento com a estimulação do bebé a quantidade vai sendo ajustada às suas necessidades. Geralmente, dura cerca de três a cinco dias até que ser substituído por leite maduro.
Por ser rico em anticorpos, o colostro é considerado “a primeira vacina para o recém-nascido”. Até dois terços das células do colostro são glóbulos brancos que o protegem das infeções, e para além disso tem um papel crucial no desenvolvimento do sistema imunitário do bebé. Comparado ao leite maduro, é mais rico em proteínas e tem menos gordura. Por ser muito concentrado, o bebé só precisa ingerir uma pequena quantidade a cada mamada.
O colostro também atua como um laxante que faz com que o seu recém-nascido faça cocó com frequência. Isto ajuda-o a esvaziar os intestinos de tudo o que ingeriu enquanto estava na sua barriga, sob a forma de mecónio – fezes escuras e pegajosas.
Sendo tão valioso, regularmente vários cientistas dedicam o seu tempo, a estudar a sua composição e confirmam que não podia ser mais completo!