Onda Rosa – Luta contra o cancro da mama 2019

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos (Pink October), na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. A partir de então, mundialmente em outubro, vários hospitais, clínicas e institutos facilitam o acesso aos exames de diagnósticos oncológicos.
Em Portugal a data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento “Onda Rosa” procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

A campanha acontece pelo 5º ano consecutivo e depois de no ano passado ter contado com a participação de quase 600 instituições, chegou a altura de voltar a desafiar a comunidade a entrar na Onda.

São muitas as iniciativas ao longo do mês em que pode participar e ajudar, veja Aqui

São muitas as empresas e marcas que ao longo do Mês, desenvolvem iniciativas para sensibilizar a população, destaco algumas das iniciativas que tive conhecimento:

A MO e a apresentadora Cristina Ferreira uniram-se numa campanha solidária de prevenção do cancro da mama, estabelecida em parceria com o Instituto Português de Oncologia. Surgindo sob o mote “Há causas que nos vestem bem”

#hacausasquenosvestembem

ISDIN – Durante o mês de Outubro a ISDIN vai doar 1€ por cada produto vendido da marca Woman ISDIN ao Fundo iMM-Laço

#juntaswomanisdin

A C&A acaba de lançar o ‘The Reminder Bra’, uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar e consciencializar para a importância da autoexploração na prevenção da doença. Este projeto piloto será levado a cabo entre os dias 18 e 20 de outubro nas lojas da marca em Portugal e Espanha e convida os clientes a facilitar os seus dados pessoais de forma a receberem um SMS sem qualquer custo uma vez por mês, no qual será lembrada a importância da autoexploração. No 12.º mês receberão outra mensagem, mas desta vez a recordar da necessidade de realizarem uma revisão anual com um especialista, já que o autoexame nunca deve substituir a visita ao médico.

#thereminderbra

A marca de produtos de higiene íntima feminina AUSONIA promove a campanha solidária #UMAPORTODAS, que consiste no apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro, através da doação de parte do valor das suas vendas.
A atriz Sofia Ribeiro junta-se, mais uma vez, a esta campanha de sensibilização através da qual serão doados 12 cêntimos à LPCC para uma bolsa de investigação até 15 mil euros. Assim, por cada embalagem AUSONIA vendida, entre 15 de outubro e 16 de dezembro, as mulheres portuguesas estarão a contribuir com o equivalente a um minuto de investigação nesta área oncológica.

#UMAPORTODAS

A Oito.Um lançou uma t-shirt solidária, em 4 cores diferentes, (azul, branco, cinzento e preto), em que por cada unidade vendida revertem 5€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. A embaixadora da marca para esta causa é a actriz Carla Andrino.

 

O Cancro da Mama é uma das doenças com maior impacto na sociedade, não apenas pela sua prevalência, mas também por afetar um órgão cheio de simbolismo, quer na maternidade quer na feminilidade.

Mais vale prevenir do que remediar!

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

#juntaswomanisdin, #thereminderbra, #umaportodas, Ausonia, Cancro da Mama, Cristina Ferreira, Dia Mundial da Saúde da Mama, Dia Nacional Contra o Cancro da Mama, Fundo IMM-Laço, hacausasquevestembem, IPO, Isdin, Liga contra o cancro, MO, oito.um, onda rosa, Pink October, Sofia Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *