Estas perninhas são a aflição para qualquer avó. E também não tranquiliza nenhuma mãe!
Já pensaram que desde que nascemos, que andamos às voltas com a balança?
Quem olha para estas perninhas, pensa logo em “está tão magrinho , está a passar fome, o leite da mãe, não é suficiente! ”
Mas será verdade, estará magrinho? Pode ter nascido antes do tempo, ou ter tido uma restrição de crescimento, durante a gravidez. Ou ser pequenino, pois nem todos têm 1,90m, como eu 🙂 !
Embora o ditado diga que “gordura é formosura”, sabemos que não passa de um ditado. Este bebé, é um bebé saudável, que está a ser amamentado e a evoluir no peso, dentro do esperado.
Para uma mãe de primeira viagem, gerir a questão do peso, não é fácil, principalmente se estiver a amamentar. Era tão bom se as maminhas fossem transparentes!
Todos os bebés após o nascimento, perdem cerca de 10% do peso. A recuperação deste peso, depende de bebé para bebé, mas espera-se que recupere o peso, na segunda semana de vida. Assim que recuperar o peso com que nasceu, vai aumentando entre 120g a 150g por semana, nos 4 meses seguintes. Este aumento pode ter oscilações, semanas em que aumenta mais, e nesse caso, não fazemos restrições alimentares. E outras semanas, em que aumenta menos, e sendo assim, também não há necessidade de suplementar.
Relembro que somos todos diferentes, e os bebés também! Inicialmente, alguns bebés levam mais tempo a aprender a mamar eficientemente, o que pode causar, uma demora na recuperação do peso.
Não saber a quantidade de leite que o bebé mama, e alguns palpites externos, podem preocupá-la e levá-la a acreditar que não tem leite suficiente. Tenha calma, inspire e expire!
Se o bebé fica descontraído, como se estivesse “bêbado” de leite, se faz 5 ou mais xixis e dois ou mais cocós por dia, e se chora activamente quando está irritado. Não há razões para preocupação, as suas maminhas são fantásticas e estão prestes a receber uma estrela Michelin 🙂
Já que a balança tende a ser um problema para a vida, que tal, adiá-lo por uns tempos…