O Papel do pai na amamentação

Quem disse que os Homens não tem um papel importante na Amamentação?

Será necessário a mãe tirar leite, para o pai alimentar o bebé, e se sentir envolvido? Claro que não!

A presença do pai durante a amamentação é a altura ideal para fortalecer vínculos! O bebé irá sentir a presença do pai e saberá que faz parte do processo! A Mãe sentir-se-á apoiada, o que aumenta a segurança.

Como pode o pai ajudar?

    1. Estimule e aumente a confiança da mãe relativamente à amamentação. É normal que nos primeiros dias, ela se sinta insegura em relação às suas capacidades em amamentar. O seu apoio será fundamental nesta fase. Tente não verbalizar, as suas dúvidas, relativamente à quantidade ou qualidade do leite materno.
    2. Sempre que puder participe na amamentação do bebé. A sua presença, contacto físico e carinho são muito importantes pois estimulam e desenvolvem o vínculo afectivo entre mãe, filho e pai.
    3. Proporcione e mantenha um ambiente calmo, relaxante e livre de preocupações ou interrupções. Controlar visitas inconvenientes que aparecem na hora do bebé comer e querem sempre “dar uma mãozinha”., é fundamental! Proteger a hora da amamentação e a privacidade da mãe e do bebé permite não só que esta decorra de forma mais pacífica e eficaz. Mas também, que a mãe não se sinta confusa e insegura, com comentários ou recomendações que não foram solicitados!
    4. Participe nas actividades domesticas e nas actividades diárias do bebé. Fazer refeições, colocar roupa a lavar, mudar a fralda, dar banho ao bebé, colocá-lo a arrotar, ou adormece-lo, são algumas das actividades que poderá fazer. Amamentar é uma actividade muito exigente, e o seu apoio nestas tarefas permite que a mãe descanse o máximo possível, para conseguir estabelecer uma boa produção de leite, e restabelecer energias após o parto e também nos meses seguintes.
    5. Mantenha-se calmo e seja paciente. A amamentação desencadeia à mãe algumas dificuldades, cansaço e insegurança. Em conjunto com as famosas hormonas pode causar momentos de stress, irritabilidade e alguma agressividade pela parte da mãe. Seja carinhoso, se necessário participe nas dificuldades, tentando solucioná-las.
    6. Partilhe o carinho que a mãe dá ao amamentar ao bebé. É normal que a atenção da mãe se concentre mais no bebé. Tente ser compreensivo nesta fase e dê prioridade ao vosso bebé.

AMAMENTAR é uma experiência única e que pode ser positiva e enriquecedora para ambos! Participe!

Créditos: Instagram @nick__bateman

 

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

actividades bebé, actividades diárias, amamentação, amamentar, apoio, bebé, homem, laços, leite materno, Mãe, Pai, recém-nascido, vinculos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *