Mudança da Fralda

1 – Em primeiro lugar prepare todo o Material antes de despir o bebé:

  • Fralda descartável ou de Pano
  • Toalhitas (Water wipes), ou toalhetes de pano molhados em água morna, ou molhados em água termal, ou outros toalhetes
  • Creme Barreira
  • Saco ou balde para colocar a fralda suja

2 – Lave as mãos

3 – Coloque o bebé num trocador (confirme que o bebé nunca fique sozinho)

4 -Abra a fralda, descolando os velcros, se foi contemplado/a apenas com um Xixi, comece por limpar com os toalhetes que escolheu para a limpeza. Se afinal além do xixi, também há um Cocó, então aproveite a parte de cima da fralda e passe-a de cima para baixo para tirar o excesso do Cocó, levante o “rabinho” e dobre a fralda por baixe do “rabinho”. Assim grande parte do cocó já está escondido. No caso das meninas não se esqueça que a limpeza é sempre de cima para baixo, vá trocando de toalhete ou da zona do toalhete para nunca passar, com o toalhete sujo na zona  do meato urinário (zona por onde sai o xixi) e zona vaginal.

Nos meninos, pode ser “tudo o molho e fé em Deus” mas atenção que toalhetes sujos com Cocó não devem ser passados na “pilinha” (em especial no meato urinário), e assim que a “Pilinha” esteja limpa deve ser tapada com uma compressa limpa, para evitar “duches de Xixi” É importante secar as preguinhas para que não fiquem húmidas e acabem por criar zonas de irritação.

5- Coloque uma fralda nova, e aplique um creme barreira (o uso de creme é contraditório e depende da pele do seu bebé) . Não deve usar pó talco!

6 – Feche a fralda (para os mais distraídos os Velcros, ficam por baixo do “rabinho” e colam-se na parte da frente da fralda)

7 – Vista o bebé

8- Deite a fralda fora

8 – Lave as mãos

NOTA IMPORTANTE: Em nenhuma circunstancia, mesmo nenhuma, o bebé deve ficar sozinho em cima do Muda da fralda!!

 

 

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

bebé, cocó, creme barreira, Fralda, fralda de pano, fralda descartavel, pó de talco, Toalhetes, water wipes, xixi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *