Massagem ao períneo

É muito importante cuidar do períneo, mas mais importante é saber que ele existe! O Períneo é um conjunto de músculos que envolve a vagina e o anus, tem como principal função  suportar os órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, intestino …).

Durante a gravidez e parto, devido às alterações fisiológicas e ao aumento de peso, o períneo sofre uma sobrecarga. Durante o parto o períneo tem um papel fundamental, pois é a ultima barreira que o bebé tem de atravessar, e por isso a sua elasticidade é tão importante.

Fortalecer esta zona durante toda a gravidez é muito importante, quer através de exercícios específicos, quer através da massagem ao períneo.

massagem do Períneo deve iniciar-se a partir das 34 semanas de gravidez até ao dia do parto.

Para além da hidratação e da elasticidade ,a massagem trabalha também a consciência da grávida em relação ao seu períneo.

Deverá usar-se um óleo ou gel hidratante e lubrificante próprio para o efeito.

Massagem:

  1. Lave bem as mãos;
  2. Mantenha as unhas cortadas e com cantos arredondados;
  3. Escolha uma posição confortável.
  4. Lubrifique o períneo e o polegar introduza-o dentro da vagina (3-4cm), fazendo uma leve pressão para baixo;
  5. Quando for confortável, comece a deslizar o polegar para a direita e para a esquerda em movimentos em forma de U, mantendo a pressão ligeira.
  6. Passado alguns dias pode introduzir os dois polegares e realizar o mesmo movimento.
  7. A massagem pode ser realizada pelo companheiro, é importante uma boa comunicação entre ambos e a massagem deve ser orientada pela grávida, o companheiro deve usar os indicadores e realizar os passos anteriores.

A Massagem não deve causar dor, é normal sentir uma sensação de estiramento nas primeiras vezes, em caso de dor ou sangramento, a massagem deve ser suspensa e avaliada pelo médico assistente.

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

bexiga, gravidez, hidratação, lubrificação, massagem ao perineo, Parto, períneo, útero, vagina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *