É muito importante cuidar do períneo, mas mais importante é saber que ele existe! O Períneo é um conjunto de músculos que envolve a vagina e o anus, tem como principal função suportar os órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, intestino …).
Durante a gravidez e parto, devido às alterações fisiológicas e ao aumento de peso, o períneo sofre uma sobrecarga. Durante o parto o períneo tem um papel fundamental, pois é a ultima barreira que o bebé tem de atravessar, e por isso a sua elasticidade é tão importante.
Fortalecer esta zona durante toda a gravidez é muito importante, quer através de exercícios específicos, quer através da massagem ao períneo.
A massagem do Períneo deve iniciar-se a partir das 34 semanas de gravidez até ao dia do parto.
Para além da hidratação e da elasticidade ,a massagem trabalha também a consciência da grávida em relação ao seu períneo.
Deverá usar-se um óleo ou gel hidratante e lubrificante próprio para o efeito.
Massagem:
- Lave bem as mãos;
- Mantenha as unhas cortadas e com cantos arredondados;
- Escolha uma posição confortável.
- Lubrifique o períneo e o polegar introduza-o dentro da vagina (3-4cm), fazendo uma leve pressão para baixo;
- Quando for confortável, comece a deslizar o polegar para a direita e para a esquerda em movimentos em forma de U, mantendo a pressão ligeira.
- Passado alguns dias pode introduzir os dois polegares e realizar o mesmo movimento.
- A massagem pode ser realizada pelo companheiro, é importante uma boa comunicação entre ambos e a massagem deve ser orientada pela grávida, o companheiro deve usar os indicadores e realizar os passos anteriores.
A Massagem não deve causar dor, é normal sentir uma sensação de estiramento nas primeiras vezes, em caso de dor ou sangramento, a massagem deve ser suspensa e avaliada pelo médico assistente.