Está grávida e de repente está a ficar com a barriga dividida ao meio por uma linha negra? É normal!!!
O melhor é criar uma amizade com esta linha, pois vai ser sua companheira até uns longos meses pós-parto!
Tanto é normal ter ou não esta linha! O mais comum, é aparecer no segundo trimestre da gravidez e deve-se ao aumento de estrogenio, que consequentemente aumenta a pigmentação da pele na área em que o músculo abdominal se distende para acomodar o bebé. Pode ter até um centímetro de largura, e na maioria das vezes atravessa o umbigo.
A linha costuma desaparecer, no pós-parto, mas também, não existe uma altura certa para isso acontecer.
Uma leve esfoliação, pode ajudar a eliminar a pele seca e acelerar o processo, caso a linha a incomode!
Outras zonas, tais como, mamilos, sinais, sardas, virilhas e axilas, poderão também escurecer ao longo da gravidez, mas é tudo uma questão de tempo e de hormonas, para que tudo volte ao normal!
Recentemente, estudos vieram comprovar que o défice de ácido fólico pode favorecer o aparecimento de manchas e o aumento do escurecimento das zonas que falei anteriormente. Sendo assim, procure alimentos ricos em ácido fólico (cereais integrais e verduras escuras), o suplemento de ácido fólico deve ser feito desde a pré-concepção.
Muito importante, está zona deve ser protegida do sol, mas se vai ter a barriga exposta ao sol, não se esqueça de proteger a pele com um protector solar de factor 50+
Foto:@thedadview – instagram