Linha nigra

Está grávida e de repente está a ficar com a barriga dividida ao meio por uma linha negra? É normal!!!

O melhor é criar uma amizade com esta linha, pois vai ser sua companheira até uns longos meses pós-parto!

Tanto é normal ter ou não esta linha! O mais comum, é aparecer no segundo trimestre da gravidez e deve-se ao aumento de estrogenio, que consequentemente aumenta a pigmentação da pele na área em que o músculo abdominal se distende para acomodar o bebé. Pode ter até um centímetro de largura, e na maioria das vezes atravessa o umbigo.

A linha costuma desaparecer, no pós-parto, mas também, não existe uma altura certa para isso acontecer.

Uma leve esfoliação, pode ajudar a eliminar a pele seca e acelerar o processo, caso a linha a incomode!

Outras zonas, tais como, mamilos, sinais, sardas, virilhas e axilas, poderão também escurecer ao longo da gravidez, mas é tudo uma questão de tempo e de hormonas, para que tudo volte ao normal!

Recentemente, estudos vieram comprovar que o défice de ácido fólico pode favorecer o aparecimento de manchas e o aumento do escurecimento das zonas que falei anteriormente. Sendo assim, procure alimentos ricos em ácido fólico (cereais integrais e verduras escuras), o suplemento de ácido fólico deve ser feito desde a pré-concepção.

Muito importante, está zona deve ser protegida do sol, mas se vai ter a barriga exposta ao sol, não se esqueça de proteger a pele com um protector solar de factor 50+

Foto:@thedadview – instagram

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

Ácido fólico, Barriga, Estrogenio, gravidez, Hormonais, hormonas, Linea nigra, pele, Pigmentação, pós-parto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *