Hospital da Bonecada

Adorei a ideia e cria partilhar convosco e relembrar que ainda vão a tempo de levar os vossos “netos” (os bonecos favoritos dos vossos filhos ) ao Hospital!

O Hospital da Bonecada® foi criado em 2001 com base no projeto “Teddy Bear®”, desenvolvido pela EMSA (European Medical Students Association). No ano letivo de 2006/2007, foi galardoado com o Prémio Hospital do Futuro, concedido pela Sociedade Portuguesa de Pediatria. Trata-se de um hospital-modelo, cujo principal objetivo é erradicar a “síndrome da bata branca” nas crianças. As crianças levam os seus bonecos ao hospital para que eles lá sejam tratados, em várias salas, dinamizadas por estudantes de diversos cursos da área da saúde – Ciências Biomédicas e Laboratoriais, Ciências Farmacêuticas, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Imagem Médica e Radioterapia, Medicina, Medicina Dentária, Ortóptica, Psicologia e Terapia da Fala -, que assumem precocemente o papel de profissionais de saúde neste jogo de “faz de conta”. O Hospital da Bonecada® conta ainda com a colaboração de voluntários dos cursos de Animação Sociocultural e Educação Básica, que entretêm as crianças na Sala de Espera.

A 18ª edição está a decorrer desde o dia 25 de Abril até ao dia 04 de Maio, no Centro Comercial Colombo. A Organização definiu para esta edição o tema “Criança com Doença Crónica”, com o objectivo de reforçar a vertente solidária do projeto, revertendo parte dos lucros para uma instituição de solidariedade social que desenvolva o seu trabalho nessa área. De forma a inovar e elevar a qualidade do projeto, o Hospital da Bonecada planeia estendê-lo para fora da área da Grande Lisboa, realizando mais mini-edições de curta duração em diversas áreas do país. Propõem ainda, realizar um segundo evento de grandes dimensões na segunda metade de 2019. Deste modo, o projecto conta em alcançar cerca de 5000 crianças ao longo de todo o projeto.

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

centro comercial colombo, ciências farmaceuticas, criança com doença crónica, enfermagem, fisioterapia, hospital, Hospital da bonecada, Medicina dentária, Nutrição, solidariedade, terapia da fala

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *