Histerossalpingografia

A Histerossalpingografia (HSG) é um exame radiológico que serve para verificar a permeabilidade das trompas de Falópio e a cavidade uterina.

É um exame complementar de Diagnóstico realizado em ambulatório com uma duração de cerca de 15 a 30m. O exame é feito numa sala de imagiologia com apoio de RX.
O Exame é realizado por um médico (ginecologista) e é semelhante a um exame ginecológico, onde é necessário a colocação de um especulo e a desinfecção do local. Após a desinfecção é introduzida uma cânula através do colo do útero para permitir a passagem do contraste. O contraste é a base de iodo que permite colher imagens com maior resolução. Por vezes o exame de diagnóstico, acaba por ter um efeito de terapêutico, isto porque acaba por desobstruir as trompas melhorando a fertilidade.

Este exame deve ser agendado e há alguns critérios a ter em conta. Entre em contacto com o local que escolheu para realizar o exame logo no primeiro dia da Menstruação, pois o exame deve ser agendado logo nos dias seguintes do fim da menstruação até ao 12º dia do ciclo menstrual.
É extremamente importante que não exista qualquer hipótese de estar grávida na altura do exame.

No dia do exame pode comer, confirme com o seu médico, se há alguma medicação que ele queira que faça, antes do exame.

Muitas são as vezes que me perguntam:

– Enfermeira este exame doi?

Tento explicar como se realiza o exame, e a dor é sempre relativa! Por isso, ir para grupos e ler opiniões de 1000 pessoas que já realizaram o exame, não é a melhor opção. A ideia é perceber que pode realmente existir um desconforto tipo dor menstrual (agora a dor menstrual é variável de mulher para mulher). Confirme com o seu médico se pode tomar um analgésico, uma hora antes do exame, que por vezes ajuda.

Nos dias após o exame pode ocorrer um corrimento hemático (sangue vivo, ou acastanhado) que não a deve preocupar. Em caso de febre, hemorragia abundante, corrimento vaginal com odor e cor estranha, ou dor abdominal intensa, deve de imediato contactar o seu médico ou recorrer ao serviço de urgência.

É difícil encontrar locais onde se realize este exame, mas deixo aqui os locais que encontrei

Hospital Lusiadas de Lisboa – PMA

Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa

Coimbra Fertility Center – Coimbra

Grupo HPA Saúde – Algarve

Centro hospitalar da Cova da Beira – Covilhã

Hospital Cuf Descobertas – Lisboa

Hospital da Luz Torres de Lisboa – Lisboa

 

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

cavidade uterina, contraste iodado, diagnóstico, Fertilidade, histerossalpingografia, HSG, imagiologia, RX, Trompas de Falópio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *