Hipertensão na Gravidez

A Tensão arterial é o termo que designa a pressão que o sangue exerce na parede das artérias por onde este circula.

Sempre que, na medição houver o aumento da pressão, com níveis iguais ou superiores a 140/90mmHg, consideramos Hipertensão (HTA).

Todas as mulheres em idade fértil devem conhecer os seus valores de tensão arterial. Nas mulheres que já têm HTA antes de engravidar, é de extrema importância que sejam seguidas em consulta especializada, de forma que a sua HTA esteja controlada. e a medicação seja ajustada ao seu novo estado de graça.

A hipertensão induzida pela gestação refere-se ao aparecimento da hipertensão durante a gravidez, ocorrendo após as 20 semanas de gestação e desaparecendo até 6 semanas após o parto.

A hipertensão arterial é uma das patologias mais comuns na gravidez, tendo repercussões tanto para a saúde materna como para o desenvolvimento do feto. Com uma prevalência, aproximada, de 10% em todas as gestações, torna-se imperativo o seu diagnóstico precoce. Este diagnóstico contribui para uma gravidez de risco e pode levar ao desenvolvimento de pré-eclâmpsia, uma complicação grave que pode provocar o parto pré-termo caso não seja tratada adequadamente.

Uma alimentação equilibrada com diminuição do consumo de sal, a ingestão de agua, a diminuição de sedentarismo com a prática de exercício físico, adequado à gravidez e não consumir álcool, tabaco e café, são alguns conselhos essenciais para o controlo da pressão arterial.

Deve ficar atenta e consultar o médico:

  • Dor de cabeça constante, especialmente na zona da nuca;
  • Dores fortes na barriga;
  • Alterações na visão (pontinhos negros);
  • Edema (inchaço) de determinadas partes do corpo como pernas, mãos e face.
Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

eclampsia, gestação, grávidas, gravidez, Hipertensão, HTA, Parto pré-termo, Pré-eclampsia, pressão arterial, Tensão arterial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *