Não acontece com frequência, mas acontece! E já aconteceu com um dos bebés que seguia.
É por isso que recomendo que todas as mães apanhem o cabelo, quando cuidam do bebé, não só pela a queda acentuada de cabelo no pós parto, mas pelo risco de isto acontecer.
O estrangulamento ocorre quando um fio de cabelo se enrola ou nos dedos dos pés, ou nos dedos das mãos, e embora menos frequente, mas também pode acontecer na pilinha (pénis) nos rapazes.
Esta situação afecta a circulação do membro estrangulado, produzindo edema e vermelhidão, que quanto menos tempo demorar mais fácil será o tratamento. Na maioria das vezes é a causa de um choro inconsolável, intenso e que não acalma com outras coisas como alimentação, colo, mudança da fralda…
Como não é muito comum, partilho convosco esta informação para que se lembrem de examinar sempre e na duvida, os dedos do bebé, e no caso de meninos a pilinha, para terem a certeza de que não tem nenhum cabelo enrolado. Pode acontecer também com fios das meias ou de alguma peça de vestuário. Por isso, sempre que identificarem um fio solto no vestuário, devem apará-lo.
Agora que já sabem, estejam atentas.