Estrangulamento por fio de cabelo

Não acontece com frequência, mas acontece! E já aconteceu com um dos bebés que seguia.

É por isso que recomendo que todas as mães apanhem o cabelo, quando cuidam do bebé, não só pela a queda acentuada de cabelo no pós parto, mas pelo risco de isto acontecer.

O estrangulamento ocorre quando um fio de cabelo se enrola ou nos dedos dos pés, ou nos dedos das mãos, e embora menos frequente, mas também pode acontecer na pilinha (pénis) nos rapazes.

Esta situação afecta a circulação do membro estrangulado, produzindo edema e vermelhidão, que quanto menos tempo demorar mais fácil será o tratamento. Na maioria das vezes é a causa de um choro inconsolável, intenso e que não acalma com outras coisas como alimentação, colo, mudança da fralda…

Como não é muito comum, partilho convosco esta informação para que se lembrem de examinar sempre e na duvida, os dedos do bebé, e no caso de meninos a pilinha, para terem a certeza de que não tem nenhum cabelo enrolado. Pode acontecer também com fios das meias ou de alguma peça de vestuário. Por isso, sempre que identificarem um fio solto no vestuário, devem apará-lo.

Agora que já sabem, estejam atentas.

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

cabelos, choro do bebé, dedos, estrangulamento, fios de vestuário, mãos, pés, saúde do bebé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *