Ecografias na gravidez

A ecografia obstétrica é um exame de imagem que através de ultrassons nos permite observar o bebé dentro do útero da mãe e assim conhecer o seu estado de saúde ao longo da gravidez.

A ecografia ou ultrassonografia obstétrica pode ser realizada em qualquer momento e repetida as vezes que o médico desejar ao longo da gravidez, pois é um exame inofensivo tanto para o feto como para a mãe. Porém, existem 3 ecografias que devem ser realizadas, segundo a DGS, na vigilância de uma gravidez de baixo risco, entre as seguintes semanas de gravidez:

1º Trimestre: entre as 11 e as 13 semanas+6 dias
É nesta ecografia que avaliamos a presença de marcadores ou sinais ecográficos (translucência da nuca) que nos permitirão suspeitar de anomalias no feto (p.ex: o Síndrome de Down) e outras malformações que se podem diagnosticar numa fase precoce da gravidez.

2º Trimestre: entre as 20 e as 22 semanas+6 dias
Esta é a etapa mais importante para detetar malformações fetais.

3º Trimestre: entre as 30 e as 32 semanas+6 dias
Além de detetar algumas malformações fetais que aparecem mais tardiamente na gravidez, permite também comprovar o adequado crescimento e bem- estar do feto dentro do útero através do estudo (doppler) da circulação do feto e placenta.

Por norma, a ecografia é realizada por via transabdominal (a sonda é colocada sob a região abdominal ou “barriga”), mas em alguns casos pode ser realizada ecografia obstétrica transvaginal (a sonda é introduzida pela vagina). A realização da ecografia por uma ou outra via (transabdominal ou transvaginal ) depende da idade gestacional e das condições de acesso ao feto.

Estas ecografias obstétricas deverão ser sempre realizadas e interpretadas por médicos obstetras credenciados.

 

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

1º trimestre, 2º Trimestre, 3ºTrimestre, DGS, ecografia, gravidez, gravidez baixo risco, Malformações, translucência da nuca, ultrassonografia, Ultrassons

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *