Doar Leite Materno

No dia 19 de Maio, celebra-se o Dia Mundial da Doação de Leite Materno. O Leite Materno, é o melhor alimento para o recém-nascido, especialmente importante para bebés prematuros e
doentes. Muitas mulheres não conseguem alimentar os filhos através do seu leite, ou porque também estão doentes ou até pelo stress inicial. Para esses casos foi criado o Banco de Leite Humano da Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, onde é armazenado leite de dadoras. É o único banco de Leite Humano, em Portugal, foi criado em Novembro de 2009 e distribui o leite para as UCINs (unidades cuidados intensivos neonatais) dos hospitais de Santa Marta, Dona Estefânia, Prof. Doutor Fernando Fonseca, Hospital de Cascais, e o Hospital Garcia de Horta, entre outros.

Sob o mote ”Doar Leite é Doar Vida”, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) aconselha a que todas as mães saudáveis a doarem leite materno para “suprir estas carências”.

Tendo em conta que as mães dos prematuros “normalmente têm uma quantidade insuficiente de leite para os seus filhos, a doação de leite de dadoras saudáveis é fundamental para suprir estas carências” (SNS)

Para garantir a segurança do leite doado, são tidos em conta alguns requisitos:

  • Residir na Zona de Lisboa;
  • Amamentar há pelo menos duas semanas;
  • O bebé da mulher dadora não deve ter mais de 4 meses de idade;
  • A dadora deve doar apenas em caso de excesso de leite;
  • Não deve tomar medicamentos;
  • Deve ter hábitos de vida saudável;
  • Não pode nunca ter recebido uma transfusão de sangue;
  • Não pode fumar;
  • Não pode consumir drogas;
  • Não deve ingerir bebidas alcoólicas, uma vez que isso prejudica o leite;

Para ser dadora de leite, deve contactar o seu médico ou enfermeiro de família. Ou diretamente o banco de leite, pelo email: bancodeleite@chlc.min-saude.pt ou telefone:
+(351) 96 133 37 30 (2ª feira a domingo, entre as 8h e as 16h)

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

Banco leite humano, dador, leite materno, prematuro, prematuros, recém-nascido

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *