No dia 19 de Maio, celebra-se o Dia Mundial da Doação de Leite Materno. O Leite Materno, é o melhor alimento para o recém-nascido, especialmente importante para bebés prematuros e
doentes. Muitas mulheres não conseguem alimentar os filhos através do seu leite, ou porque também estão doentes ou até pelo stress inicial. Para esses casos foi criado o Banco de Leite Humano da Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, onde é armazenado leite de dadoras. É o único banco de Leite Humano, em Portugal, foi criado em Novembro de 2009 e distribui o leite para as UCINs (unidades cuidados intensivos neonatais) dos hospitais de Santa Marta, Dona Estefânia, Prof. Doutor Fernando Fonseca, Hospital de Cascais, e o Hospital Garcia de Horta, entre outros.
Sob o mote ”Doar Leite é Doar Vida”, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) aconselha a que todas as mães saudáveis a doarem leite materno para “suprir estas carências”.
Tendo em conta que as mães dos prematuros “normalmente têm uma quantidade insuficiente de leite para os seus filhos, a doação de leite de dadoras saudáveis é fundamental para suprir estas carências” (SNS)
Para garantir a segurança do leite doado, são tidos em conta alguns requisitos:
- Residir na Zona de Lisboa;
- Amamentar há pelo menos duas semanas;
- O bebé da mulher dadora não deve ter mais de 4 meses de idade;
- A dadora deve doar apenas em caso de excesso de leite;
- Não deve tomar medicamentos;
- Deve ter hábitos de vida saudável;
- Não pode nunca ter recebido uma transfusão de sangue;
- Não pode fumar;
- Não pode consumir drogas;
- Não deve ingerir bebidas alcoólicas, uma vez que isso prejudica o leite;
Para ser dadora de leite, deve contactar o seu médico ou enfermeiro de família. Ou diretamente o banco de leite, pelo email: bancodeleite@chlc.min-saude.pt ou telefone:
+(351) 96 133 37 30 (2ª feira a domingo, entre as 8h e as 16h)