creditos: Instagram @vicolsfamily

No dia 20 de Novembro, comemora-se em Portugal, o dia Nacional do Pijama.

Especialmente crianças, educadoras e professores, vão de pijama para a escola, mas o objectivo, não é mostrar os seus belos pijamas!

Este dia, é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.

Neste dia, as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) – ou de países onde há escolas portugueses, vão vestidas com o  pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa.

A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que “uma criança tem direito a crescer numa família”.

A Convenção Internacional dos Direitos da Criança diz que:

“uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos”.

A Missão Pijama pretende dar visibilidade a esta causa, sensibilizando a sociedade e cada um de nós para a necessidade de tornar real este direito fundamental das crianças. Em Portugal, das 8.149 crianças separadas dos seus pais, apenas 4% das crianças vivem com famílias de acolhimento. De facto, mais de 95% das crianças estão institucionalizadas. As boas práticas internacionais apontam o acolhimento familiar como um recurso fundamental e prioritário a ser usado quando as crianças têm de viver separadas dos seus pais. Este é o objetivo da Missão Pijama de que todos podemos fazer parte, defendendo estes valores, para que muito mais crianças possam crescer no seio de família, num ambiente de felicidade, amor e compreensão.

O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. Veja aqui como pode ajudar!

Créditos: Instagram @vicolsfamily

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme by Enf. Célia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *