Hoje é dia Mundial do chocolate e se estão à procura de uma boa desculpa para comer chocolate, digo-vos já, que existe um estudo que diz que comer chocolate diariamente, faz bem ao cérebro, ou melhor, à parte cognitiva. O Estudo foi publicado em 2017, no periódico científico Frontiers in Nutrition.
“A ingestão regular de cacau e chocolate pode realmente fornecer efeitos benéficos sobre o funcionamento cognitivo ao longo do tempo”
Esta é a conclusão de Valentina Socci e Michele Ferrara, autoras da meta-análise.
Na verdade, o que faz bem não é propriamente o chocolate, mas sim o cacau, cuja percentagem está muito mais presente no chocolate negro. Os flavonoides do Cacau destacam-se pelos benefícios para a saúde cardiovascular, pela importante atividade antioxidante e de proteção celular que exercem, podendo desempenhar um papel relevante na diminuição de processos inflamatórios e do risco de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e cancerígenas.
Agora não se coloque a comer tabletes e mais tabletes, como tudo na vida o consumo deve ser moderado!
O chocolate tem quase 4000 anos, sabia?
O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau.. Foram os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, que começaram a transformar a planta de cacau em chocolate. Estes bebiam o chocolate durante rituais e usavam-no como remédio.
Embora não se saiba ao certo de como chegou à Europa, acredita-se que foi o Espanhol Hernán Cortés, explorador, que trouxe o chocolate para sua terra natal em 1528. Os espanhóis mantiveram o chocolate em segredo durante muito tempo. Demorou quase um século até esta maravilha chegar à vizinha França e ao resto da Europa.
Nos dias de hoje, usa-se o chocolate nas mais diversas formas, sólido, liquido, pó, branco, de leite, preto, com sabores … É só usar a imaginação e com moderação!