Dia Mundial do chocolate

Hoje é dia Mundial do chocolate e se estão à procura de uma boa desculpa para comer chocolate, digo-vos já, que existe um estudo que diz que comer chocolate diariamente, faz bem ao cérebro, ou melhor, à parte cognitiva. O Estudo foi publicado em 2017,  no periódico científico Frontiers in Nutrition.

“A ingestão regular de cacau e chocolate pode realmente fornecer efeitos benéficos sobre o funcionamento cognitivo ao longo do tempo”

Esta é a conclusão de Valentina Socci e Michele Ferrara, autoras da meta-análise.

Na verdade, o que faz bem não é propriamente o chocolate, mas sim o cacau, cuja percentagem está muito mais presente no chocolate negro. Os flavonoides do Cacau destacam-se pelos benefícios para a saúde cardiovascular, pela importante atividade antioxidante e de proteção celular que exercem, podendo desempenhar um papel relevante na diminuição de processos inflamatórios e do risco de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e cancerígenas.

Agora não se coloque a comer tabletes e mais tabletes, como tudo na vida o consumo deve ser moderado!

O chocolate tem quase 4000 anos, sabia?

O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau.. Foram os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, que começaram a transformar a planta de cacau em chocolate. Estes bebiam o chocolate durante rituais e usavam-no como remédio.

Embora não se saiba ao certo de como chegou à Europa, acredita-se que foi o Espanhol Hernán Cortés, explorador, que trouxe o chocolate para sua terra natal em 1528. Os espanhóis mantiveram o chocolate em segredo durante muito tempo. Demorou quase um século até esta maravilha chegar à vizinha França e ao resto da Europa.

Nos dias de hoje, usa-se o chocolate nas mais diversas formas, sólido, liquido, pó, branco, de leite, preto, com sabores … É só usar a imaginação e com moderação!

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

América Latina, chocolate, dia mundial do chocolate, estudo, Europa, Hermán Cortés, Michele Ferrara, Olmecas, Valentina Socci

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *