Este pode ser o momento mais assustador da vida de uma mãe, depois do parto!
Claro que existem outras tantas coisas tão ou mais difíceis, mas esta é uma, das que muitas mães referem, principalmente as mães de primeira viagem.
Mas não há volta a dar, as unhas crescem a uma velocidade alucinante e é preciso cortá-las, para evitar arranhões e acumulação de “lixo”, por baixo delas.
Para facilitar o processo, é importante que o bebé esteja calmo.
Conhece aquele meu lema de “que cada caso é um caso”, também se aplica aqui. Não há altura certa para cortar! Embora grande parte das maternidades coloquem na lista, a lima ou a tesoura como objectos necessários, alerto que nem sempre é aconselhável cortar as unhas nos primeiros dias de vida!
As unhas devem estar “soltas” do dedo, para não correr o risco de cortar a pele que ainda pode estar a envolver a unha nos primeiros dias.
Cortar as unhas, quando o bebé está agitado é quase impossível, então o truque é fazê-lo quando está a dormir. Numa primeira fase, para unhas mais frágeis, a tarefa pode ser feita com uma lima de cartão.
Pode optar por uma tesoura de pontas arredondadas, ou um corta-unhas (não sou grande fã) para esta tarefa. Não se esqueça de os higienizar antes do uso.
Pressione suavemente a raiz da unha do bebé, isso fará com que a parte branca, que irá ser cortada, fique mais nítida em contraste com o tom avermelhado que surge por toda a unha ao apertá-la. Fixe a lâmina da tesoura, ou do corta-unhas, por baixo da unha, de forma a que a lâmina, que mexe seja a de cima. Acompanhe o formato do dedo, sem arredondar as pontas.
E os pézinhos?
As unhas dos pés crescem mais lentamente e são geralmente muito macias. Dessa forma, aparar mensalmente é geralmente suficiente. Os pais devem fazer com que o corte das unhas seja a direito, e não tão rente como o das mãos.
Por ser uma unha muito fina, é importante deixá-la um bocadinho maior, para que os cantos quando crescerem, não encravem. Caso surjam sinais de que a unha está encravada, deve tentar “levantar” o cantinho da unha e limpar com compressa com soro fisiológico. Não é recomendado o uso de nenhuma medicação sem prescrição médica.
Mesmo com todos os cuidados, pequenos acidentes podem acontecer, nada de pânico!
Se a tesoura escapou ou cortou mais do que devia, não se sinta culpada, acontece mais vezes do que imagina. Manter a calma é o primeiro passo, depois passe com uma compressa com soro fisiológico. Se ficou a sangrar, faça alguma pressão com uma compressa seca. Não é necessário fazer ou colocar um penso, os bebés têm uma cicatrização rápida.
Em breve estará uma especialista em manicure!