Diariamente necessitamos de substituir cerca de dois litros de líquidos para substituir as perdas do corpo em geral. Se essa é a necessidade diária, imagine a qual será a necessidade quando estamos perante um esforço intenso!
Durante uma atividade física o corpo aquece e surge a produção de suor que pode variar de atleta para a atleta e do esforço físico! O objectivo do suor é ajudar a reduzir a temperatura corporal. Com a perda de líquidos, esse arrefecimento começa a ser cada vez menos eficaz, começando a haver uma redução gradual no desempenho físico e mental, levando à desidratação.
Os líquidos são muito importantes para quem faz desporto, por isso uma boa prática de consumo é essencial para um bom desempenho
Comece por se disciplinar ao longo do dia:
Beba cerca de 2l de líquidos por dia ,a água deve ser a sua escolha de eleição!
Se o ambiente estiver quente, não se esqueça, que tem de aumentar a ingestão, ande sempre acompanhado com uma garrafa de água, pois assim não vai adiando a ingestão dos líquidos
Hidrate-se rapidamente após a prática de desporto, lembre-se que mesmo após terminar a actividade,vai continuar a perder líquidos através do suor e da urina. A hidratação nas 2 horas seguintes ao treino são fundamentais para a recuperação muscular. As contas são fáceis de fazer por exemplo se, se pesar antes de iniciar o desporto e após terminar. Se houver uma diferença de 1kg deverá repor nas 2 horas seguintes cerca de 1,5l de líquidos
Se Joga futebol, e já consegue manter a hidratação que falámos anteriormente, durante o jogo tente beber água em todas as interrupções do jogo.
Tenha a sua própria garrafa de água e controle a quantidade de água que consome
Beba apenas a quantidade necessária, em demasia também lhe pode trazer alterações a nível do estômago ou urgência urinária.
Em eventos com duração superior a uma hora poderá haver alguns benefícios em águas suplementadas com hidratos de carbono e minerais.
Em breve falaremos mais ao pormenor sobre suplementos no desporto