Consumo de Líquidos no desporto

Diariamente necessitamos de substituir cerca de dois litros de líquidos para substituir as perdas do corpo em geral. Se essa é a necessidade diária, imagine a qual será a necessidade quando estamos perante um esforço intenso!

Durante uma atividade física o corpo aquece e surge a produção de suor que pode variar de atleta para a atleta e do esforço físico! O objectivo do suor é ajudar a reduzir a temperatura corporal. Com a perda de líquidos, esse arrefecimento começa a ser cada vez menos eficaz, começando a haver uma redução gradual no desempenho físico e mental, levando à desidratação.

Os líquidos são muito importantes para quem faz desporto, por isso uma boa prática de consumo é essencial para um bom desempenho

Comece por se disciplinar ao longo do dia:

Beba cerca de 2l de líquidos por dia ,a água deve ser a sua escolha de eleição!

Se o ambiente estiver quente, não se esqueça, que tem de aumentar a ingestão, ande sempre acompanhado com uma garrafa de água, pois assim não vai adiando a ingestão dos líquidos

Hidrate-se rapidamente após a prática de desporto, lembre-se que mesmo após terminar  a actividade,vai continuar a perder líquidos através do suor e da urina. A hidratação nas 2 horas seguintes ao treino são fundamentais para a recuperação muscular. As contas são fáceis de fazer por exemplo se, se pesar antes de iniciar o desporto e após terminar. Se houver uma diferença de 1kg deverá repor nas 2 horas seguintes cerca de 1,5l de líquidos

Se Joga futebol, e já consegue manter a hidratação que falámos anteriormente, durante o jogo tente beber água em todas as interrupções do jogo.

Tenha a sua própria garrafa de água e controle a quantidade de água que consome

Beba apenas a quantidade necessária, em demasia também lhe pode trazer alterações a nível do estômago ou urgência urinária.

Em eventos com duração superior a uma hora poderá haver alguns benefícios em águas suplementadas com hidratos de carbono e minerais.

Em breve falaremos mais ao pormenor sobre suplementos no desporto

 

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Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

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