A pele do bebé é sensível e imatura, com apetência maior a alergias, por isso deve ter muita atenção no momento de lavar as roupinhas.
Antes de falar da lavagem, não se esqueça que a roupa deve ser confortável, e de tecidos 100% algodão.
Mas a grande dúvida é como se lava a roupa:
- Regra das regras! Lavar sempre antes de usar. Sejam roupas ou têxteis (lençóis, mantas) que vão estar em contacto com a pele do bebé. Mesmo que sejam de marcas XPTO podem ter sido armazenadas em locais com pó, ácaros ou fungos.
- Use um detergente o mais natural possível, não precisa de comprar detergentes com um bebé sorridente na embalagem, por norma são mais caros. A sua preocupação deve recair sobre a ausência de químicos, perfumes e conservantes. Se a pele do bebé é mais sensível, não há necessidade de a expor a substâncias desnecessárias.
- Numa fase inicial o amaciador é dispensável, pois pode aumentar a possibilidade de irritações da pele.
- Lixívias e tira-nódoas são contra-indicados.
- Não há necessidade de lavar a roupa à mão, pode lavar na maquina. Lave sempre em separado das outras roupas da família e da casa. Opte pela opção de roupa delicada ou se a sua maquina é mais recente o programa roupa de bebé.
- Após a lavagem idealmente deve programar a maquina, para novo enxaguamento e eliminar resíduos de detergente. Se a sua maquina tiver vários níveis de centrifugação, use a mais elevada, assim a secagem é mais rápida.
- Siga sempre as instruções das etiquetas.
- Se possível, use maquina de secar. Ou deixe secar num ambiente limpo. Passe com um algodão o estendal.
- Idealmente a roupa deve ser passada a ferro e guardada num local fechado e limpo.
Agora já pode cuidar da roupa do seu bebé 🙂