Citologia

A citologia cervico-vaginal, é conhecida vulgarmente por Teste Papanicolau.  O teste foi criado pelo médico grego Geórgios Papanicolau, em 1940 e ainda hoje é utilizado e é fundamental no rastreio do cancro do colo do útero.

Com raras exceções, o cancro do colo do útero resulta da infeção genital pelo vírus do Papiloma Humano (Human Papillomavirus – HPV).

O Papilomavírus Humano (HPV) é um vírus muito frequente. É facilmente transmitido por contacto genital, sendo o principal agente responsável por infeções genitais em homens e mulheres

O Teste de Papanicolau consiste na recolha de células da superfície externa do colo do útero, com o auxilio de um escovilhão, para análise laboratorial. É realizado por um ginecologista ou médico de clínica geral que, durante o exame pélvico, feito em posição ginecológica com a introdução de um espéculo, procede à “raspagem” dos tecidos. O procedimento é rápido e indolor, embora possa causar algum incómodo, principalmente se existir tensão — o relaxamento muscular da zona pélvica facilita a recolha das células.

Embora não exija qualquer tipo de preparação específica, é conveniente agendar a consulta ginecológica ou de clínica geral tendo em conta que o Teste de Papanicolau não deverá ser realizado durante o período de menstruação.

Deve ser iniciado aos 25 anos até aos 65 anos de idade. A repetição do exame é feita de 3 em 3 anos. O rastreio oportunista faz parte dos cuidados de saúde personalizados e individualizados, sendo o exame realizado após a avaliação de caso a caso. Inicia-se depois dos 21 anos ou após os 3 anos do início da atividade sexual. Neste caso, não há idade limite para deixar de realizar o exame. Em ambos os rastreios, nas mulheres com mais de 30 anos, pode ser realizado o teste de HPV de alto risco, devendo ser repetido de 5 em 5 anos.

A mulher grávida pode fazer o exame de Papanicolau. No entanto, a sua realização apenas está indicada nos casos em que não houve rastreio adequado anteriormente à gravidez.

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

citologia, ginecologia, HPV, Human Papillomavirus, Papilomavírus Humano, Saúde da mulher, Teste de Papanicolau

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *