No mês de Novembro, o azul ganha destaque nas campanhas de sensibilização e prevenção do cancro da próstata. Não podia deixar de passar este mês sem falar sobre este assunto.
O QUE É A PRÓSTATA?
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino que produz parte do fluido seminal. Tem sensivelmente o tamanho de uma castanha e localiza-se por baixo da bexiga e à frente do reto, sendo atravessada pela uretra.
Ainda que na maioria dos casos, e num período mais precoce, o cancro da próstata não apresente qualquer sintoma, mas nunca deve descurar os seguintes sintomas:
- dificuldade em urinar (disúria)
- necessidade de urinar frequentemente durante a noite
- dor ou ardor durante a micção
- desconforto ou dor pélvica
- disfunção erétil
- ejaculação dolorosa.
Ainda não se conhecem todas as causas desta doença, mas estas são as mais evidentes:
- Idade
A partir dos 40 anos, nos homens com familiares de primeiro grau atingidos pela doença, e dos 50, nos sem antecedentes, aumenta a possibilidade de desenvolvimento deste tipo de cancro. Aconselha-se, portanto, a realização de um diagnóstico precoce. - Hereditariedade
O risco de ter cancro na próstata é duas a cinco vezes superior nos homens com um familiar em 1º grau atingido pela doença. - Ser de raça negra
Ainda que a razão não seja conhecida, a experiência mostra que os homens de raça negra registam maiores probabilidades de lhes ser diagnosticado este tipo de cancro e apresentarem a condição mais severa da doença; - Alimentação
Algumas pesquisas indicam que a ingestão excessiva de gorduras animais e laticínios aumentam o risco de desenvolver a doença. - Outras questões
A obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, as doenças sexualmente transmissíveis, a hiperplasia prostática ou a vasectomia podem também ser responsáveis pelo aparecimento deste tipo de cancro.
Evitar o cancro da próstata não é possível a 100%. Mas é possível prevenir!
É essa a mais-valia do exame físico – toque retal, que permite identificar eventuais anomalias na próstata. Avaliação do PSA – é uma análise ao sangue para medição do PSA (substância produzida por esta glândula do aparelho reprodutor masculino e que, consoante os níveis no sangue, é indicador de determinada patologia). Exames de imagem (ecografia prostática transretal e, mais recentemente, a ressonância magnética prostática multiparamétrica). O diagnóstico definitivo depende da realização de biópsia prostática transretal ou transperineal.
Prevenir passa também por uma dieta equilibrada, com consumo reduzido de gorduras e carne vermelha e aumento da ingestão de frutas e legumes, em particular do tomate, da melancia e da papaia, ricos em licopeno (composto antioxidante). Já da soja e do grão de bico, obtêm-se isoflavonoides, que inibem o crescimento das células malignas, propriedade também das catequinas, presentes no chá verde.
Reforçar o aporte de minerais (como o selénio e o zinco) e de vitaminas (como a E e a D), através dos alimentos ou de suplementos dietéticos, é outra das medidas importantes.
Recomenda-se ainda a realização regular de exercício, aproveite para fazer uma caminhada ao ar livre (a exposição ao sol, aumenta a produção de vitamina D, que também é importante na prevenção)
Nos últimos anos, o número de homens que morrem por cancro da próstata decresceu. Não é claro se o rastreio da doença aumenta a hipótese de viver com cancro da próstata com qualidade de vida ou se diminui o risco de morrer da doença. Contudo alguns estudos apontam que o rastreio tem a sua influência neste número.
Agora que está informado, já não há desculpas para consultar o seu médico!