Bem-vindo Outono!

O Outono começou hoje às 8h50, e vai ficar connosco até 22 de Dezembro ! Bem-vindo!!

Outono é uma expressão de origem latina, autümnus ou autümum que significa propício para as colheitas. É também conhecido pelo equinócio de Outono que assinala o instante em que o Sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste, o que se verifica em Setembro no hemisfério norte e em Março no hemisfério sul.

O Outono do hemisfério norte é o “outono boreal” enquanto o outono do hemisfério sul chama-se “outono austral”.

No Outono as temperaturas começam a descer e é possível que a chuva vá fazendo umas aparições! Curiosamente no equinócio de Outono a duração do dia é cerca de sete minutos maior do que a duração da noite. Só uns dias mais tarde, quando o Sol tiver uma declinação um pouco menor, teremos a duração da noite e do dia efectivamente iguais, Isso acontecerá no dia 26 de Setembro de 2019, em que haverá muito perto de 12 horas de luz solar directa no solo, informações que podem ler melhor no Observatório Astronómico de Lisboa.

Com esta estação as mantinhas regressam aos sofás e as bebidas quentes são bem-vindas. O Outono é uma estação transitória entre o Verão e o Inverno que nos prepara para o Inverno! Em Portugal, o Outono é também associado ao cheirinho a castanhas assadas e aos pregões: -“Quentes e boas!!

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

Austral, Boreal, Equinócio, Estações, hemisfério, Observatório Astronómico de Lisboa, outono, sol, terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *