Afinal a grávida pode ou não tomar banhos de imersão?

É um assunto que levanta dúvidas e que não existe consenso.

Depende de uma série de fatores (idade gestacional, histórico clinico, …), eu aconselho sempre a gravida a falar previamente com o médico assistente, que conhece o seu histórico  e que recomendará a realização ou não de forma fundamentada.

Os benefício mais evidentes do banho de imersão na grávida são:

  • O relaxamento muscular, que reduz a tensão muscular, aliviando a sensação de desconforto.
  • Promove a libertação de hormonas que produzem a sensação de alegria e prazer.
  • Pode ajudar a aumentar os níveis de liquido amniótico.

Alguns especialistas recomendam o banho, nos casos em que é necessário aumentar os níveis de liquido amniótico.
Cientificamente, este método parece funcionar uma vez que permite que os fluidos corporais se movimentem, havendo uma passagem dos mesmos do espaço intersticial para o intravascular, aumentado assim o volume do líquido amniótico.

Se o seu médico deu autorização para se “enfiar” na banheira, tenha os seguintes cuidados:

  • A temperatura da água não deve estar acima dos 37ºC
  • Use produtos de higiene com ph neutro e adequados à gravidez
  • Mantenha por perto uma garrafa de agua e se necessário, hidrate-se.
  • A duração não deve ser prolongada.
  • Caso sinta algum desconforto, deve sair de imediato e é possível que o banho de imersão não seja uma opção para si!

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme by Enf. Célia

2 Responses

  1. Boa noite.
    Tenho uma dúvida relativamente aos banhos com água quente. Eu costumava tomar banhos de imersão antes de engravidar com água bastante quente. Desde que estou grávida que não o tenho feito. Contudo mergulho apenas as pernas em água quente (muito quente). Não molho a barriga. Fiz a experiência de ir medindo a temperatura axilar e a temperatura vaginal e a axilar manteve-se nos 36,7 e a temperatura vaginal nos 37,4. Pode ser perigoso para o bebé?

    Obrigada

    1. Olá! Uma das propriedades do liquido amniótico é manter a temperatura do bebé sempre constante, mesmo que existam oscilações exteriores. O uso de agua muito quente é desaconselhado em qualquer fase da vida, pelo risco de queimadura e pela circulação sanguínea.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *