Começo por vos dizer que o COVID-19 é um vírus recente e a verdade é que ainda é cedo para directrizes, sobre situações especificas. Neste momento as orientações sobre aleitamento materno para mães com COVID-19 confirmado ou sob investigação, é que devem manter a amamentação. O leite materno é a melhor fonte de nutrição para a maioria dos bebés. No entanto como não há certezas, a mãe deve determinar em coordenação com os profissionais de saúde se deve manter ou suspender a amamentação. Caso a decisão seja manter, a mãe deve tomar todas as precauções possíveis para evitar a transmissão do vírus ao bebé. Deve lavar as mãos antes de lhe pegar ao colo, e usar uma máscara facial, durante a amamentação. Se a mãe estiver contaminada com o COVID-19, e decidiu retirar o leite com uma bomba, deve lavar as mãos antes de tocar na bomba, usar uma máscara facial durante o processo. Se possível, peça a outra pessoa para alimentar o bebé. A lavagem da bomba e dos biberões deve ser após cada uso, seguindo as recomendações habituais.
Li recentemente uma declaração do Arthur I.Eidelman, editor-chefe da Revista Breastfeeding Medicine, que assume que provavelmente o bebé já estará infectado, portanto a amamentação o beneficia fornecendo anticorpos. Mães infectadas com Coronovírus não devem interromper a amamentação:
“A amamentação continuada tem o potencial de transmitir anticorpos maternos protectores para o bebé, portanto, as mães devem continuar amamentando os seus bebés, mas sempre com cuidados especiais, como a lavagem das mãos e o uso de uma máscara, a fim de minimizar a exposição viral adicional ao menor.”
Espero que vos tenha tranquilizado, mas para já é a informação que tenho.
Foto: Instagram @kathyfray