Ainda sou do tempo em que a Primavera começava no dia 21 de Março

Quando era criança, a Primavera chegava no dia 21 de Março, no dia da Árvore. Lembram-se disso?

Na verdade o início desta estação (e de qualquer outra) depende da órbita da Terra em torno do Sol. O equinócio de Março é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assim assinala o começo da Primavera, no hemisfério norte, e do Outono, no hemisfério sul. Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa “igual” e nox, “noite”. O termo quer dizer literalmente “noites iguais”, isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas. Sendo assim, equinócio da primavera sinaliza o primeiro dia da primavera, o que ocorre todos os anos entre os dias 20 e 21 de Março. Este ano, ele acontece hoje, dia 20 de março de 2019 às 21h58.

Desde 2000, a primavera só começou no dia 21 em 2003 e 2007 e isto só vai voltar a acontecer em 2050. Até lá vai haver dois anos — 2044 e 2048 — em que a primavera vai começar no dia 19 de Março.

Um dia mais cedo, ou um dia mais tarde, o que importa é que os dias são mais ensolarados e secos, e a temperatura começa a aumentar gradualmente.

O horário muda na primavera, o que acontece no último domingo de Março. Nesse dia, à 1 hora da manhã, deve adiantar o relógio uma hora (60 minutos) para se entrar no horário de verão.

A Primavera traz-nos mais cor com o aparecimento das flores e também mais vontade de sair à rua. Comece a planear passeios, caminhadas, desporto ao ar livre, Piqueniques, viagens … sejam criativos e aproveitem a PRIMAVERA!

 

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

equador celeste, Equinócio, flores, Primavera, sol, terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *