Água nos dias frios!

Nos dias mais frios é normal que não sinta tanta necessidade de beber água! Mas precisamos de nos manter hidratados, na mesma, pois o nosso corpo tem 60% de água e não podemos sobreviver sem água por mais de 2 ou 3 dias, enquanto que poderíamos estar sem comer durante semanas.

Um nível adequado de líquidos permite que nosso corpo transporte nutrientes para as células para produzir energia, eliminar toxinas pela urina, aliviar a obstipação, manter a pele bonita, reduzir infecções do trato urinário e evitar cãibras após o exercício. Já vos convenci?

O que devemos beber?

Idealmente água, esqueçam os sumos e os refrigerantes! Mas se tal como eu, não são muito fãs de água podem adicionar chás de ervas sem adição de açúcar.

A água hidrata-nos da maneira mais pura, pois não contém açúcar nem produtos químicos nocivos, como adoçantes, sacarina ou cafeína. A questão principal agora, é que tipo de água é a mais saudável?

A água da torneira é a que está mais disponível e barata, mas pode conter certos metais e toxinas, como chumbo, alumínio e produtos químicos industriais que podem ter um impacto negativo na saúde. Se não gostarem do sabor da água da torneira, adicionem algumas fatias de limão ou laranja ou de pepino. Eu gosto de adicionar algumas folhas de hortelã e um pouco de gengibre.

A água engarrafada é aconselhada, mas as garrafas plásticas contêm Bisfenol A (BPA), um produto químico que tem sido associado a desequilíbrios hormonais, a doenças como o cancro de mama, doenças auto-imunes e até infertilidade. Nos restaurantes, sempre que possível, peçam água engarrafada em garrafa de vidro.

A Água filtrada por um filtro de boa qualidade que elimina a maioria dos metais pesados ​​e produtos químicos é provavelmente a melhor opção  Se usam uma garrafa de água no ginásio, no trabalho, ou longo do dia, invistam numa que não contenha BPA. Lavem-na cuidadosamente após cada uso, para evitar o acúmulo de bactérias.

Outras bebidas

Sumos engarrafados, água com sabor e refrigerantes, contêm altos níveis de açúcar, cafeína, conservantes e normalmente não contêm nutrientes naturais.

O consumo excessivo de álcool desidrata-nos mais do que pensamos, então o meu conselho é: beba álcool com moderação, não beba todos os dias, tome um copo de água entre as bebidas e escolham sempre a melhor qualidade possível de vinho, cerveja ou bebidas espirituosas. Além disso, o consumo de álcool promove ganho de peso e interage com o equilíbrio hormonal, por isso é aconselhável não misturá-lo com bebidas açucaradas, o que pode aumentar esses efeitos.

Café e chá são bebidas diuréticas, por isso recomendo consumi-las com moderação, sem açúcar ou adoçantes e evitá-las com o estômago vazio.

O Chá, especialmente chá verde e café orgânico contêm antioxidantes; portanto, se gostam, parece-me lindamente que os apreciem com moderação.
Os chás de ervas são uma ótima opção para se manter hidratado nos meses mais frios ou para quem não gosta de água pura, mas não se esqueçam que estão proibidos de adicionar açúcar ou adoçantes

Alimentos como sopas, saladas, frutas e legumes têm um alto teor de água e também nos ajudam a hidratar.

Então qual a quantidade certa?  Escutem o vosso corpo!

A resposta não é direta, porque a necessidade de hidratação depende da quantidade de líquidos que é perdida pela urina, transpiração e respiração. Cada pessoa precisa de uma quantidade diferente de fluidos, dependendo do nível de exercício, do trabalho, actividade, da temperatura e humidade do ambiente.

Não há pesquisas que afirmem conclusivamente que devemos beber dois litros de água por dia. O vosso corpo dirá se não estão a beber o suficiente, com sintomas de desidratação como: dores de cabeça, falta de concentração, fadiga, obstipação, sede, lábios secos e pequenas quantidades de urina. A urina quando não estamos a beber o suficiente tende a ter um tom mais amarelo escuro – a cor que indica a hidratação ideal é o amarelo clarinho.

Na gravidez, há uma maior necessidade de água, devido ao aumento do volume de sangue, líquido amniótico, etc. Durante a lactação, o mesmo acontece pela necessidade de produção de leite, por isso é aconselhável consumir um copo de água cada vez que amamenta.

Quando devemos beber?

Durante a noite, ficamos desidratados, por isso é uma excelente ideia beber um copo de água logo após acordar. Agora que o inverno está chegar,e os dias frios já andam por aí,  por que não, tentarem beber uma caneca de água quente com um pouco de limão? Isso ajuda a manter um pH alcalino, que por sua vez ajuda a eliminar toxinas.

Eu recomendo beber pouco e frequentemente ao longo do dia, em vez de tomar bebidas grandes uma ou duas vezes e, é claro, responder à sede!

Oiçam o vosso corpo!

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Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

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