Lavar as mãos é uma das melhores maneiras, se não a melhor, para prevenir doenças e evitar a sua propagação.
Acreditam que até existe um dia Mundial da Lavagem das Mão? Existe, e é comemorado hoje, dia 15 de Outubro! O Objectivo do dia é motivar as pessoas a lavar as mãos com sabão, com a frequência necessária, para prevenir doenças. A data surgiu como um meio de combater a mortalidade infantil. Este pequeno gesto, mas de tão grande importância reduziu a taxa de mortalidade infantil derivada de diarreias e de infecções respiratórias.
Se habitualmente, lêem os meus artigos relacionados com cuidados a bebés, sabem que a indicação de lavar as mãos está sempre presente! Mas não é só quando cuidamos de bebés que precisamos de lavar as mãos, temos de o fazer com frequência no nosso dia-a-dia:
- Antes, durante e depois de preparar uma refeição
- Antes de comer
- Antes e depois de cuidar de alguém que esteja doente
- Antes e depois de tratar de um corte ou ferida
- Depois de ir à casa-de-banho
- Depois de mudar fraldas ou limpar uma criança que tenha utilizado a casa-de-banho
- Depois de se ter assoado, tossido ou espirrado
- Depois de ter tocado num animal, alimento de animal ou resíduos de animal
- Depois de tocar no lixo
- Quando chegamos a casa
- Quando vamos visitar alguém a um hospital
Estes são apenas alguns exemplos de quando devemos lavar as mãos, esta necessidade varia de actividade para actividade e de profissão para profissão. Por exemplo, no hospitais há uma grande exigência neste campo. Só por curiosidade, digo-vos que os profissionais de saúde tem de fazer anualmente uma formação sobre a Lavagem das Mãos.
Então e como devemos lavar as mãos?
- Molhe as suas mãos com água (fria ou quente) limpa e corrente, desligue a torneira e aplique o sabão;
- Ensaboe as mãos, esfregando-as uma na outra com o sabão. Certifique-se de que lava também a área das costas das mãos, entre os dedos e as unhas;
- Esfregue as mãos pelo menos durante 20 segundos (Precisa de um temporizador? Cante a música “parabéns a você” do princípio ao fim)
- Enxague bem as mãos em água limpa e corrente
- Seque as mãos usando uma toalha limpa ou deixe-as secar ao ar
Lavar as mãos com água e sabão é na maioria das situações a melhor maneira de reduzir o número de micróbios. Se não tiver à sua disposição água e sabão, utilize um desinfectante de mãos à base de álcool (no mínimo 60%). Estes desinfetantes podem reduzir, nalgumas situações, o número de micróbios nas mãos, mas não eliminam todo o tipo de germes. Os desinfectantes de mãos podem também não ser tão eficientes quando as mãos estão visivelmente sujas ou gordurosas.
AGORA QUE JÁ SABE, ESTÁ NAS SUAS MÃOS 😉