A cafeina na amamentação

Vai um cafézinho?

– Não posso, porque estou a amamentar!

Pode ou não pode?

A verdade é que tal como tudo o que come, a cafeína, passa para o leite materno numa concentração que varia consoante a absorção e o tempo de metabolização que o seu organismo leva a eliminar a cafeína. 

Os pesquisadores não encontraram nenhuma relação direta entre o consumo de cafeína e os problemas de sono dos bebés. Mas também, não há evidencias que nos confirmem que o consumo é 100% seguro:

  • Não há evidências suficientes sobre a quantidade recomendada de cafeína durante a lactação (McCreedy 2018).
  • O uso moderado de cafeína durante a lactação é considerado compatível ou provavelmente compatível por vários especialistas (Hale 2019, Briggs 2017, Bordini 2016, Davanzo 2014, Rowe 2003).
  • É excretado no leite humano em quantidade variável (Calvaresi 2016).
  • Doses superiores a 300 – 500 mg por dia podem causar nervosismo, irritabilidade e insônia no bebé (Santos 2012)

Como em tudo na vida, o equilíbrio é a chave do sucesso. A cafeína passa para o leite materno, mas o bebé não vai saborear um belo galão!

Sabendo que a cafeína chega ao leite materno cerca de 15 minutos após a ingestão, e atinge o pico máximo de concentração 1h depois, recomendo que a ingestão  do seu cafézinho, seja logo após ter amamentado para que quando voltar a amamentar a concentração de cafeína já seja menor. Relativamente às quantidades, idealmente não deve ingerir mais do que dois cafés por dia.
Esteja atenta às reacções do bebé (agitação, alterações do sono…), correndo o risco de me estar a repetir, volto a dizer que somos todos diferentes, por isso estude o seu bebé sempre que ingere algo que lhe causa dúvidas!

E não se esqueça que a cafeína também está presente no chocolate, coca-cola e bebidas estimulantes.

 

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

alimentação, amamentação, amamentar, bebé, bebidas estimulantes, café, cafeína, chocolates, coca-cola, lactação, leite materno, Mãe, metabolismo, sono bebe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *