10 conselhos para o dia Dia das Vacinas

Até hoje não conheço nenhum pai ou mãe que goste de levar o bebé às vacinas.

Conheço alguns que choram mais que os bebés 😁.

É um mal necessário.

Hoje deixo-vos 10 conselhos para que este dia seja vivido com o menos stress possível:

1. Agende as vacinas, se possível para o primeiro tempo, assim tem o dia todo para vigiar reações e contactar o pediatra se necessário.

2. O bebé não deve estar doente no dia das vacinas;

3. Esteja informada sobre as vacinas que o bebé vai fazer (informação dada pelo pediatra anteriormente);

4. Não se esqueça de levar o boletim de vacinas e a prescrição, caso seja uma vacina extra-plano, após a administração confirme que o enfermeiro as registou no boletim de vacinas;

5. Vista o bebé com uma roupa confortável e que seja fácil despir e vestir, por norma as primeiras vacinas são realizadas nas pernas.

6. Se ainda amamenta, amamentar no momento da administração das vacinas, ajuda o bebé a suportar a dor. Se não amamenta e o bebé é fã de chucha, não se esqueça de a levar consigo.

7. Esteja atenta às recomendações do enfermeiro no momento de vacinação, por norma vai ser-lhe explicado, as reações habituais, até quanto tempo as reações são esperadas e quando procurar o pediatra.

8. Certifique-se que tem em casa a medicação prescrita pelo pediatra em caso de febre. Veja também se tem a dosagem certa e se está dentro da validade.
Verifique o termómetro, se tem pilhas, se está a funcionar e deixe-o à mão.

9. Deixe no frigorifico umas compressas molhadas para aplicar no local da vacina. Ou umas bolsas de gel próprias para o efeito.

10. Deixe duas ou três refeições prontas ou fáceis de executar. Há bebés que não fazem nenhuma reação, mas há outros que ficam mais aborrecidos e necessitam de mais colo e de mais atenção.

Partilhar

Chamam-me Fada, ou Encantadora de Bebés! Mas na verdade sou Mãe, Mulher e Enfermeira. 

Sou uma Mulher madura, com formação na área da Saúde (enfermeira), sempre trabalhei no meio hospitalar e em paralelo desenvolvi um projecto pioneiro em Portugal chamado Kuantos Meses (Serviços pré e pós-parto).

Sou mãe de dois filhos, a Joana com 20 anos e o André com 16 anos. Com o crescimento deles surgiram novos interesses, como por exemplo o desporto e a fotografia. Associado ao desporto, uma alimentação saudável e um estilo de vida novo. Recentemente foi-me diagnosticada uma doença Auto-imune – Miastenia Gravis. Uma doença desconhecida para muitos e com a qual eu ainda estou aprender a viver. Sempre fui muito activa e sempre encarei os obstáculos como oportunidades para realizar novos projectos – Agora chegou o momento de fazer nascer o BLOG 

Femme

bebé, Crianças, Plano nacional de vacinação, vacinação, vacinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *