Até hoje não conheço nenhum pai ou mãe que goste de levar o bebé às vacinas.
Conheço alguns que choram mais que os bebés 😁.
É um mal necessário.
Hoje deixo-vos 10 conselhos para que este dia seja vivido com o menos stress possível:
1. Agende as vacinas, se possível para o primeiro tempo, assim tem o dia todo para vigiar reações e contactar o pediatra se necessário.
2. O bebé não deve estar doente no dia das vacinas;
3. Esteja informada sobre as vacinas que o bebé vai fazer (informação dada pelo pediatra anteriormente);
4. Não se esqueça de levar o boletim de vacinas e a prescrição, caso seja uma vacina extra-plano, após a administração confirme que o enfermeiro as registou no boletim de vacinas;
5. Vista o bebé com uma roupa confortável e que seja fácil despir e vestir, por norma as primeiras vacinas são realizadas nas pernas.
6. Se ainda amamenta, amamentar no momento da administração das vacinas, ajuda o bebé a suportar a dor. Se não amamenta e o bebé é fã de chucha, não se esqueça de a levar consigo.
7. Esteja atenta às recomendações do enfermeiro no momento de vacinação, por norma vai ser-lhe explicado, as reações habituais, até quanto tempo as reações são esperadas e quando procurar o pediatra.
8. Certifique-se que tem em casa a medicação prescrita pelo pediatra em caso de febre. Veja também se tem a dosagem certa e se está dentro da validade.
Verifique o termómetro, se tem pilhas, se está a funcionar e deixe-o à mão.
9. Deixe no frigorifico umas compressas molhadas para aplicar no local da vacina. Ou umas bolsas de gel próprias para o efeito.
10. Deixe duas ou três refeições prontas ou fáceis de executar. Há bebés que não fazem nenhuma reação, mas há outros que ficam mais aborrecidos e necessitam de mais colo e de mais atenção.